Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu tem caso de paciente internada com dengue hemorrágica

Moradores de Botucatu relataram nas redes sociais pedindo orações a uma mulher que foi internada com dengue hemorrágica com quadro grave.

“Viemos pedir a cada um de vocês que orem pela cura de (nome), amiga muito querida da minha filha, um ser iluminada que contraiu dengue grave (hemorrágica) e encontra-se na UTI lutando e aguardando um milagre. Todos juntos conseguiremos levantar clamor”, pediu uma das amigas.

Nesse sábado, as pessoas próximas atualizaram o estado da paciente. “Pessoal, graças a Deus a (nome), está melhorando a cada dia, pressão está regularizada, o fígado está melhor, até os médicos estão surpresos com a melhora dela! Não vamos parar de orar, nossa oração a tem ajudado na recuperação, hoje a corrente de oração será às 18:30”.

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde. A informação é que na cidade não teria outros casos graves. Ao que tudo indica a dengue teria sido adquirida no Estado do Paraná.

A Secretaria relata que está acompanhando o caso para ter mais detalhes. Também serão atualizados os dados de novas situações na cidade.

Segundo o Ministério da Saúde informou à Agência Brasil, os sintomas da dengue clássica são febre, dores de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos. Os sintomas da dengue hemorrágica, a forma mais severa da doença, são os mesmos da comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta tais como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, manchas vermelhas na pele, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória e perda de consciência. No caso de dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, com sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar à morte.

Situação da dengue na cidade

Em 2023 já foram confirmados 160 casos de dengue em Botucatu, segundo informou matéria recente da Prefeitura sobre a doença.

VAS recomenda que os cuidados para eliminar o mosquito Aedes aegypti e combater a dengue devem ser constantes.

Muitos municípios do Estado de São Paulo ainda sofrem com o aumento tardio dos casos de Dengue. Historicamente, no mês de maio, notava-se uma queda acentuada nas notificações de casos positivos, mas em 2023, maio superou os meses anteriores.

Portanto, a população botucatuense não pode baixar a guarda, para não ser surpreendida com aumento de casos de dengue num período em que os serviços de saúde já estarão sobrecarregados por enfermidades típicas dos meses mais secos e de temperaturas baixas.

Botucatu vem combatendo firme o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e de outras arboviroses como a Chikungunya e Zika vírus. Comparando com o mesmo período do ano passado, graças ao trabalho intenso e integrado dos serviços de saúde, houve uma queda de praticamente 30% na transmissão da doença.

“A Vigilância Ambiental em Saúde segue com ações de bloqueio de criadouros e nebulização, mas para continuarmos vencendo essa batalha contra a Dengue, precisamos da ajuda da população na eliminação das condições favoráveis à proliferação de mosquitos” comentou Valdinei Campanucci, Coordenador de Saúde.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também