Botucatu (SP) registrou o 25º óbito de paciente que testou positivo para covid-19. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (27).
Trata-se de um homem de 63 anos que apresentava comorbidades. Veja abaixo os números:
Veja quais as principais vítimas da covid:
(Por Caldas Jr): Pra gente enfrentar um inimigo como o coronavírus é muito importante conhecê-lo muito bem! Quanto mais informação, mais as pessoas entendem o que está se passando e podem ter atitudes mais consequentes.
Hoje o prof. Vieira e eu vamos novamente falar sobre quem são as 1120 pessoas que contraíram ou as 24 que faleceram de COVID19, em nossa cidade, até ontem (27/7).
Conhecer estes dados é da maior utilidade para o enfrentamento da doença. Por que não são amplamente divulgados e discutidos pelos profissionais de saúde (eles são informados disso?) e população interessada em geral.
Os gráficos abaixo revelam que:
Quanto ao SEXO, seguindo o padrão usual, aqui em Botucatu predominam os casos em mulheres e os óbitos masculinos.
Nas FAIXAS ETÁRIAS, também seguimos o padrão mundial e estadual: 76% dos casos de 20 a 59 anos; a maioria dos casos na faixas de 30 a 49 anos. Crianças e adolescentes muito poucos (5,8%) e pessoas com mais de 70 anos nem somam 10%.
Mas quando falamos de ÓBITOS, a coisa muda radicalmente: 77% deles ocorreram em pessoas com 60 anos ou mais. Olhe quantos então acima dos 80!
A comprovação da máxima: na Covid-19, ADOECEM OS JOVENS, MORREM OS IDOSOS! Frase aliás, confirmada quando se observa a Taxa de Letalidade, ou seja, quantos morrem entre os que adoecem. Em Botucatu, abaixo de 50 anos, a letalidade é bem menor que 1%. E aí começa a subir, a cada faixa de idade, chegando a triste letalidade de 25%, acima dos 90 anos. Ou seja a cada 4 doentes, um vem a falecer.
Por fim apresentamos as tão mencionadas COMORBIDADES, também tratadas como “doenças pré-existentes”. Nos casos confirmados, menos de 10% de ocorrência (predominando cardiopatias e diabetes). Nos óbitos, estão presentes de forma relevante, especialmente a considerar a idade das pessoas vitimadas pela COVID19 (ao ver o gráfico lembre que uma pessoa podia ter mais de uma comorbidade). Doenças que associadas criaram condições para o desfecho fatal da Covid-19.
Estas são as informações que o Vieira e eu temos acesso por meio da Fundação SEADE (Governo do Estado).
SERIA MUITO IMPORTANTE que outras informações fossem tabuladas e divulgadas, para que pudéssemos entender a dinâmica de ocorrência da doença EM NOSSO MUNICÍPIO:
- Qual a ocupação das pessoas que adoecem ou faleceram? São do comércio? São profissionais de saúde? De transportes? Da segurança? Autônomos? Estavam em Isolamento Social? Tiveram contato prévio com pessoas infectadas? Viajaram recentemente?
- MAIS IMPORTANTE AINDA: onde vivem ou viviam as pessoas que adoeceram e faleceram? (ninguém quer saber o endereço exato); em meu bairro ou vila temos muitos casos? Que importante saber isso, não?
Estes dados existem. Por que não divulgá-los por meio da imprensa e dos órgãos oficiais? - INFORMAÇÃO NÃO GERA PÂNICO.
O QUE GERA PÂNICO É O SILÊNCIO E A DESINFORMAÇÃO.
SE PUDER, AJUDE A DIVULGAR. COMPARTILHE.
Fonte: Fundação SEADE. “SP contra o novo coronavírus – Boletim Completo”