Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu define a nova gestão do Conselho Municipal de Saúde

Marta Clelia Farias Duarte assumiu a presidência do Conselho Municipal de Saúde de Botucatu. Esse grupo tem papel importante em opinar e solicitar melhorias no atendimento da rede básica mediante participação popular.

A gestão vale por dois anos, ou seja, 2025 e 2026.

Marta é moradora e usuária da unidade de saúde da COHAB 1 – Conjunto Habitacional Humberto Popolo. Ela está representando a Liga do Bem que atua na causa animal e também faz parte das discussões da Saúde.

“Nesse começo ainda estamos analisando as demandas que irão entrar (no Conselho), mas o nosso objetivo maior é trabalhar com os conselhos de unidades de saúde, que são os Conus. A gente pretende formar todos os Conus (em cada unidade de saúde), nesta gestão; que todos estejam trabalhando para trazerem demandas para o Conselho Municipal de Saúde. E também trabalhar com projetos, que são muito importantes como (nas áreas) do espectro autista, deficientes físicos, idosos, saúde da mulher, então essa é a nossa expectativa, e o restante irá surgir com o tempo; e algumas demandas que surgem, como a falta de médicos, mas isso depende da demanda – e vários fatores – e não só do Conselho, é uma coisa que nós vamos trabalhar”, comentou ao 14News.

A nova presidente destaca que um momento importante será a décima primeira conferência da saúde nos meses de março e abril. Esse evento ocorre sempre em que há a mudança de gestor (prefeito). A cada 4 anos, portanto, ocorre essa conferência. Junto com ela virá a conferência dos trabalhadores que será um preparativo para a fase nacional.

“Temos várias conferências, mas essa é uma das mais importantes porque ela fala do Plano Municipal de Saúde. Aí vão surgir todas as demandas que a sociedade vai apresentar nas pré-conferências. Depois teremos a conferência geral em que serão votadas todas as pautas que surgirem e as propostas que serão votadas nesse dia”, explica a presidente.

Ela comentou sobre o modo de trabalho que deve implementar. “Vamos fazer a gestão bem participativa. Os conselheiros estão cientes que iremos trabalhar bastante”.

Veja como ficou a formação do conselho que reúne usuários, funcionários, gestores, sindicatos e as esferas primária, secundária e terciária.

Link do Diario Oficial.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também