No último sábado, 11, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou ação do Programa Inspire, com o intuito de rastrear doenças respiratórias crônicas em fumantes, ex-fumantes e em indivíduos que sofrem exposição passiva ao fumo. Ao todo, 50 pacientes realizaram exames de avaliação diagnóstica de função pulmonar durante todo o dia.
De acordo com a pneumologista do HCFMB, Dr.ª Suzana Tanni, o objetivo do programa Inspire é proporcionar os cuidados na saúde respiratória, com priorização para os grupos que possuem dificuldade de acesso a estes diagnósticos. “Realizamos estes exames com a possibilidade de iniciar o tratamento, com a inclusão de seguimentos especializados, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes”.
Dr.ª Suzana conta que, além desta ação, estão sendo mapeados, em parceria com a Secretaria de Saúde de Botucatu, todos os grupos vulneráveis que possam apresentar dificuldades de acesso à atenção em Saúde. “A equipe se desloca para estas localidades a fim de investigar as pessoas que precisam do cuidado especializado, propiciando, assim, ações preventivas e de diagnóstico precoce das doenças respiratórias”.
Para as pessoas que não puderam estar presentes na campanha do programa deste mês, a pneumologista revela que a ação terá edições mensais. “Iremos agendar mensalmente estas ações, sendo aos sábados, e pedimos que a população fique atenta nas datas e horários de atendimentos e pré-agendamentos”, finaliza.
O Programa Inspire foi realizado pelos colaboradores da Função Pulmonar (assistenciais e administrativos), pelos Serviços de Pneumologia e Cirurgia Torácica do HCFMB e por alunos de Graduação da Medicina.