A Prefeitura Municipal de Lins por meio da SAMAS – Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade – realizará a vacinação de brucelose de bezerras, entre 03 e 08 meses de idade, entre os dias 02 e 31 de maio de 2019, voltada para os pequenos produtores de bovino de leite.
Interessados em agendar o dia para vacinar o seu rebanho, entre em contato com a veterinária Andréia Martins Favarin, por meio do telefone (14) 3532-4318.
Brucelose bovina
É uma zoonose (pode ser transmitida do animal ao homem) causada pela bactéria Brucella abortus que tem como hospedeiro preferencial, bovinos e búfalos (bubalinos). A presença desta enfermidade leva a prejuízos econômicos como aborto, morte de bezerros recém-nascidos, retenção de placenta, queda dos índices reprodutivos, descarte precoce de reprodutores, etc.
A contaminação do homem pode ocorrer por ingestão de água ou leite cru contaminado, além dos subprodutos produzidos com o leite contaminado, carnes cruas ou mal cozidas, contato com restos de aborto e secreções de animais doentes, manuseio inadequado da vacina e manipulação de carnes e vísceras contaminadas.
A vacinação é realizada em 2 etapas anuais, onde as fêmeas vacinadas entre dezembro e maio devem ser declaradas no sistema Gedave da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo até o dia 7 de junho, e as vacinadas entre os meses de junho e novembro devem ser informadas até o dia 7 de dezembro.
(com assessoria)