28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Unidades de Saúde disponibilizam vacina contra a febre amarela

A vacina contra a febre amarela está disponível aos moradores de Lençóis Paulista (SP), em todas as Unidades de Saúde do município, em horário normal de atendimento. A vacina é a medida mais importante e eficaz para se ver livre da doença, que é infecciosa e grave, causada por vírus e transmitida por vetores, como o Aedes aegypti, nas cidades, e o Haemagogus Sabethes, no campo. A vacina imuniza de 90% a 100% dos vacinados e deve ser aplicada 10 dias antes da viagem. O esquema vacinal consiste em dose única, independentemente do ano aplicado.

A febre amarela silvestre é transmitida através de picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e em vegetações à beira dos rios. No caso, quando um mosquito pica um macaco doente, ele torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem. E quando acontece esse ciclo significa que está havendo a circulação do vírus naquela região. Já a febre amarela urbana é quando a doença foi transmitida pelo Aedes aegypti na cidade.

São sintomas, inespecíficos, da febre amarela: febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas, vômitos, fadiga, fraqueza, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), e sangramentos.

Podem tomar a vacina crianças acima do 9 meses e pessoas de até 60 anos e que ainda não tomaram a vacina.

Estão impedidos de ser vacinados, crianças menores de 9 meses, Gestantes, Mulheres amamentando, pessoas com câncer em uso de quimioterapia e/ou radioterapia, transplantados de órgãos sólidos e/ou medula óssea, uso de corticóide com dose imunossupressora. Pessoas com HIV e qualquer doença imunossupressora, usando medicamentos imunossupressores, Miastenia Gravis, Doença do Timo, Lúpus, Doença de Addison, Artrite reumatóide, alergia grave ao ovo e derivados de galinha, e idosos maiores de 60 anos.

O Grupo de Vigilância Epidemiológica lembra a todos que a vacina da febre amarela, assim como qualquer outra vacina, pode apresentar algumas reações e por isso deve ser avaliado caso a caso baseando-se no protocolo do Ministério da Saúde.

A dica para aqueles que não tomaram e estão impedidos de tomar a vacina é usar repelente diariamente, principalmente em lugares de matas.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes