26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Três eclusas já têm operação feita a distância

Desde 2013, a AES Tietê realiza o processo de otimização de suas eclusas. Além da homologação da tecnologia em Bariri e Ibitinga, feita pelo Departamento Hidroviário (DH), em maio de 2016, a geradora acaba de receber também a autorização para operação remota da eclusa de Promissão.

As vantagens são o aumento da eficiência no controle do tráfego da hidrovia e a preparação mais rápida no recebimento das embarcações no processo de eclusagem.

Agora, essas três eclusas – Bariri, Ibitinga e Promissão -, localizadas no interior do Estado de São Paulo, já operam com a tecnologia que é pioneira no Brasil.

Com isso, todo o processo de eclusagem nessas usinas é realizado a distância, comandados diretamente do Centro de Operações da Geração e Eclusas da AES Tietê (COGE), localizado em Bauru.

Ainda em 2017, a AES Tietê solicitará ao Departamento Hidroviário a homologação para que as eclusas das usinas de Barra Bonita e Nova Avanhandava também sejam operadas remotamente pelo COGE.

Sobre a AES Tietê – A AES Tietê oferece soluções em gestão de energia, atuando na geração e comercialização de energia elétrica. Para isso, conta com um parque com capacidade para gerar 2.658 MW a partir de fontes renováveis.

A AES Tietê opera nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Estado de São Paulo. A empresa responde por 12% da capacidade instalada no Estado e 2,3% no Brasil. (Com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes