23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

‘Sonora Bauru’ anuncia atrações do festival e divulga atividades formativas gratuitas

O que as mulheres têm a dizer? Quais temas, ritmos e melodias permeiam a produção musical feminina?

O Festival Sonora é uma ótima oportunidade de conhecer as criações musicais das mulheres de Bauru e região. O evento contará com a apresentação de 19 compositoras de diferentes estilos.

A curadoria do festival foi realizada por uma banca formada por onze mulheres profissionais que atuam na cena musical e as selecionadas que se apresentarão no palco da segunda edição do Sonora Bauru são: Daísa Munhoz, Manu Saggioro, Kris Pires, Morgana Kurmann, Yastana Araújo, Mah Fernandes, Ariani Merino, Simone Sousa, Cátia Machado, Gaby Moretto, Lizze Ferrer, Isa Vizoni, Thaís Foresto, Marli Nunes, Ouro D'Mina, Lua e as Marés, Débora Neves, Vitória Cação e Mariana Astolfi.

Além das performances musicais, serão realizadas atividades formativas gratuitas como oficinas, vivências musicais e uma roda de bate-papo com temáticas relacionadas às mulheres e à música.

O festival será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, com mais de vinte horas de programação. No sábado, dia 22, a partir das 9h, serão realizadas diferentes oficinas na Casa de Cultura Celina Neves. Os temas abordados serão: intervenções musicoterapêuticas e seus benefícios, primeiras ferramentas do letrista, performance de palco e técnica vocal, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do email sonorabauru@gmail.com.

Ainda no dia 22, a partir das 18h, no espaço Gaia, um bate-papo com o tema “Mulheres no mundo” marcará a abertura do festival. Após o bate-papo, um show com a cantora Jô Moura cantando grandes compositoras encerra a noite e instiga o público presente para as atrações do segundo dia de festival.

No domingo, a partir das 13h, os portões do Sonora já estarão abertos para receber o público que poderá conferir a exposição de artesanatos e diferentes produtos, além de degustar diferentes comidas que serão vendidas no local. As apresentações das compositoras terão início às 14h e seguirão até às 21h.

Os ingressos antecipados para assistir aos shows são limitados e custam dez reais. Eles já podem ser adquiridos na loja Hippie Artesanatos, que fica na rua Rio Branco, 18-84. No dia do evento os ingressos custarão quinze reais.

Para a realização, o evento conta com o apoio das empresas Let´s English School, Move Over Crossfit, D2 Moda Plus Size, Hippie Artesanatos, Musa, Little Vegan, Restaurante Donna Gusta, Ótica Prince, Dhuo, Alex Restaurante, Instituto Guitarisma, Cheiro de Arte, Charloo, Deko Colchões, Aline Furlanetto, Casa Beatles Hostel, Instituto Shanti, Conservatório Bauruense de Música e Agência Descoberta.

Mais informações sobre o festival podem ser encontradas no perfil do Sonora no Instagram, é só acessar instagram.com/sonorafestivalbauru.

Sonora pelo mundo

O “Sonora – Festival Internacional de Compositoras”, surgiu em 2016 a partir da construção de uma rede de compositoras-produtoras. Em 2017 o festival foi realizado em 15 países e em 62 cidades, se consolidando como o maior festival de mulheres do mundo.

PROGRAMAÇÃO:

13h00 – Show de abertura com Jô Moura – Homenageando as compositoras brasileiras
14h00 – Mariana Astolfi (Bauru)
14h20 – Vitória Cação (Bauru)
14h40 – Débora Neves (Bauru)
15h00 – Lua e as Marés (Jaú)
15h20 – Marli Nunes (Bauru) 
15h40 – Thaís Foresto (Ribeirão Preto)
16h00 – Isa Vizoni (Lençóis Paulista)
16h20 – Lizze Ferrer (Bauru)
16h40 – Gaby Moretto (Bauru)
17h00 – Cátia Machado (Bauru)
17h20 – Simone Souza (São Paulo)
17h40 – Ariani Merino (Bauru)
18h00 – Yastana Araújo (Jaú)
18h20 – Morgana Kurmann (Araraquara)
18h40 – Kris Pires (Araraquara)
19h00 – Manu Saggioro (Bauru)
19h20 – Mah Fernandes (Bauru)
19h40 – Daísa Munhoz (Bariri)

 

SOBRE AS OFICINAS

9:30 – 10:30h – “Intervenções musicoterapêuticas e seus benefícios”

Promover bem estar, reduzir a ansiedade, estresse e estimular a melhora do humor dos participantes através de atividades lúdicas de musicoterapia.

Duração 1 hora. 20 vagas.

Ministrada por Fernanda Simião Kalife bacharel em musicoterapia, formada pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Possui formação musical pela escola Clave de Sol Escola de Música, sendo multi instrumentista e Daniel Sodré de Aguiar Braga, pianista e bacharel em musicoterapia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

10:30 – 12:30h – “Primeiras ferramentas do Letrista”

A oficina visa a auxiliar o autor na fluidez do seu trabalho quando solicitado, somando senso crítico ao seu lado poético sem jamais subestimar a importância da inspiração e da individualidade.

Duração 2 horas. 20 vagas.

Ministrada por Vitória Cação, compositora e apaixonada pela profissão. Com um acervo de 96 músicas editadas e outras 240 em espera, está sempre em busca de novos conhecimentos e vivências que aprimorem sua técnica. Pianista clássica e amante da Bossa Nova, cursou “Composição: Escrevendo a letra”, da faculdade americana Berklee College of Music em parceria com a plataforma de cursos MOOC (Massive Open Online Course – curso online aberto e massivo) Coursera, em 2017.

13:00 – 15:00h – “Performance de palco”

A oficina propõe apresentar métodos e técnicas de desenvoltura no palco. Libertar a expressão da arte de cantar, dominando a segurança, a confiança, a interação com os músicos, instrumentos, público e ambiente. Se reconhecer no espaço e preenchê-lo com voz, movimento e atuação. Duração 2 horas. 20 vagas.

Ministrada por Jô Moura, cantora, sambista e ativista. Atuante em todos os espaços da cultura afro, Jô é pesquisadora da história do samba, comunicadora e produtora cultural.

15:00 – 17:00h – “Técnica Vocal”

Nesta oficina os participantes terão acesso a princípios da técnica vocal por meio de explicações e exemplos práticos, o que seria uma boa prática vocal e cuidados necessários com a voz.

Duração 2 horas. 20 vagas.

Ministrada por Juliana Abra, mestre em Música pela UNICAMP, Bacharel em Piano pela USC. Foi aluna do Conservatório de Tatuí. É professora de piano, técnica vocal e musicalização bilíngue em Bauru. Atua na formação de educadores musicais, já tendo ministrado aulas e cursos na UFSCar, USC e SESC Bauru. É autora do livro: “Maria Helena Rosas Fernandes – uma compositora brasileiríssima.”

SERVIÇO
2º Festival Sonora Bauru 22 e 23/09

Dia 22/09
Oficinas | Casa de Cultura Celina Neves | Rua Gerson França, 6-66 | A partir das 9 horas | Grátis | Vagas limitadas | Inscrições sonorabauru@gmail.com

Dia 22/09
Roda de Conversa | Espaço Gaia | Rua Mário dos Reis Pereira, 3-139 | A partir das 19h | Grátis

Dia 23/09
Feira e Shows | Espaço Gaia | Rua Mário dos Reis Pereira, 3-139 | A partir das 13 h |

Entrada R$10 antecipada (Loja Hippie Artesanatos) e R$15 no local.

Mais informações:
Instagram: www.instagram.com/sonorafestivalbauru
E-mail sonorabauru@gmail.com

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes