28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Semana de Combate ao Preconceito e Discriminação em Bauru

A Prefeitura Municipal de Bauru (SP), através das secretarias municipais do Bem-Estar Social,Saúde, Educação, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, Associação Bauru pela Diversidade e Comissão da Diversidade Sexual da OAB/Bauru , promove a partir do dia 19/08, a Semana de Combate ao Preconceito e Discriminação.

Neste ano, visando à conscientização política e inclusão social das minorias e grupos vulneráveis, o tema da Semana será: “Eu Voto Contra o Preconceito”. Entende-se que a democracia seja capaz de equalizar as convergências e divergências de uma sociedade, de modo que o Estado está obrigado a proteger a dignidade de todas as pessoas. Assim, o Estado Democrático de Direito não admite a supressão de direitos das minorias, em deferência aos princípios constitucionais da igualdade, liberdade e não discriminação. Preocupa-nos, pois, o reforço ao discurso de ódio, bem como a crescente incitação à misoginia, racismo e homofobia. 

A Semana acontecerá de 19 a 26 de agosto e faz parte do calendário de aniversário da cidade. A programação ainda conta com a entrega do troféu “Eu faço a diferença. Encerrando a semana da Diversidade, acontece o show da cantora Glória Groove, no domingo (26), a partir das 14h no Parque Vitória Régia. 

Eventos Semana da Diversidade 

Domingo, 19 de Agosto: 

17h00 – Descerramento da placa do Viaduto Assis Moreira Junior. Homenagem proposta pelo Vereador Marcos Antonio de Souza, a pedido do CADS, CDS e Diretoria da OAB. Local: Rua Araújo Leite, acima da linha férrea, nas imediações do Poupatempo. 

18h00 – Missa em homenagem póstuma a Assis Moreira Silva Junior, advogado, fundador da CDS – Comissão da Diversidade Sexual da OAB Bauru. Local: Santuário Nossa Senhora Aparecida. 

Segunda feira, 20 de Agosto: 

15h00 – Palestra: “Direitos Humanos – Avanços e Desafios” 

Ementa: Breve histórico sobre Direitos Humanos. Gênero. Orientação Sexual. Identidade de Gênero. Discriminação por homofobia e mecanismos de punição na esfera cível, penal e administrativa (Lei Estadual n. 10.948/01). União estável e casamento igualitário. Nome social e alteração de prenome e sexo por travestis e transexuais. Inclusão eleitoral de travestis e transexuais. 

Palestrantes: Leandro Douglas Lopes (Advogado, Presidente do CADS e Vice-Presidente da CDS) e Aline Veroneze (Webdesigner, Membro Convidada do CADS) . 

Público Alvo: Representação da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, seção São Paulo, subseção Bauru. Aberto ao público. 

Local: Auditório da OAB Bauru. 

Idealização: Pastor Luís Fernando Lourenço de Moura Júnior; 

Realização: CADS, ABD e CDS. 

Terça feira, 21 de agosto: 

19h00 – Apresentação dos novos membros do CADS: Aline Veroneze; Rafael Henrique Botta; Rafael Oliveira Rosa; Mauricio Jiacomin de Souza; Fernanda Diniz e Silva de Oliveira. Aberto ao Público. Local: Câmara Municipal de Bauru. Realização: Prefeitura Municipal de Bauru. 

19h30 – Entrega do Título de Cidadão Bauruense ao Professor Doutor João Baptista de Mattos Wink Filho. Aberto ao Público. Homenagem proposta pelo vereador Marcos Antonio de Souza. Local: Câmara Municipal de Bauru. 

20h00 – Troféu “Eu Faço a Diferença”. 

Indicados: 
Fundo Social de Solidariedade – Destaque Solidariedade 

Pedro Popoff – Destaque Cultural 

Dr. Eduardo Jannone da Silva – Destaque Direitos Humanos 

Rafael Botta – Visibilidade LGBT 

Glaucy Amorim F. Florindo – Destaque Assistência Social 

Realização: ABD – Associação Bauru pela Diversidade e SEBES – Secretaria do Bem Estar Social de Bauru. Aberto ao Público. Local: Câmara Municipal de Bauru. 

De Quarta a Sexta feira – 19h30 

Mostra de Cinema LGBT. Local Sesc. 

Quinta feira, 23 de agosto: 

10h00 – “Identidades de Gênero – Perspectivas de Saúde” 

Palestrantes: Dra. Patrícia Porchat (Psicanalista e professora do curso de Psicologia da UNESP/ Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Unesp/Araraquara. Autora do livro Psicanálise e Transexualismo: Desconstruindo Gêneros e Patologias com Judith Butler (2014), pela Editora Juruá. Coordenadora do Projeto de Extensão Atenção à Diversidade no Centro de Psicologia Aplicada da UNESP-Bauru); Dr. José Henrique Castro e Dr. Flávio Antonio Gerdulo Miano (médicos especialistas em endocrinologia e metabologia). 

Aberto ao Público. Público alvo: servidores públicos (SMS, AME e Hospital Estadual), estudantes de psicologia e medicina, advogados. 

Realização: CADS, ABD e CDS. 

Local: Auditório da OAB (Avenida Nações Unidas, n. 30-30) 

Sexta feira, 24 de agosto: 

Período da Manhã: 

09h00 – Palestra: “Discriminação Zero” 

Ementa: Sensibilização de servidores públicos municipais da Saúde, Bem Estar Social e Educação para difusão sobre informações relacionadas à ISTs – profilaxia e testagens. Políticas públicas do Programa Discriminação Zero, do Ministério da Saúde. 

Palestrante: Eliane Monteiro – Coordenadora do Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru. 

10h00 – Palestra: “Inclusão Social e Cidadania LGBT” 

Ementa: Gênero e Identidade de Gênero. Discriminação por homofobia e transfobia. Um relato da vida, sentimentos, sofrimentos, superações e curiosidades sobre o processo de transexualização da atriz Maite Schneider, que realizou 14 cirurgias para tornar-se a mulher que é (e sempre quis ser). 

Palestrante: Maite Schneider – Atriz, atualmente gravando a nova série do canal HBO, Ativista de Direitos Humanos, Membro do Projeto Transempregos. 

Realização CADS, ABD, CDS e Secretarias Municipais de Saúde, Educação e do Bem Estar Social. 

Público alvo: servidores públicos municipais. 

Período da Tarde: 

14h30 – Palestra: “Transempregos – Inclusão de Travestis e Transexuais no Mercado de Trabalho”. 

Ementa. Histórico de vida e atuação profissional e social da advogada e empresária Márcia Rocha, a primeira advogada travesti a conseguir o direito de uso do nome social na carteira profissional da OAB. Coordenadora do Projeto Transempregos – Empregabilidade de pessoas LGBT. 

Palestrante: Márcia Rocha: Advogada, Pós Graduada em Educação Sexual; Integrante da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/SP, membro do Comitê de Direitos Sexuais da World Association for Sexual Health (WAS). Coordenadora do Transempregos. 

15h30 – Palestra: Reflexos Jurídicos da Discriminação por Homofobia. 

Ementa: Sensibilização sobre a Lei Estadual 10.948/01; Desdobramentos penais e cíveis da violência homofóbica. 

Palestrante: Cássio Rodrigo – Coordenador Estadual de Políticas Públicas para a Diversidade, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. 

Aberto ao público. Público alvo: empresários, advogados, gerentes de RH,. 

Realização: CADS, ABD e CDS. Apoio: SEDECON, ACIB e CDL. 

Domingo, 26 de Agosto: 

Encontro da Diversidade – Realização: Prefeitura Municipal de Bauru – Secretarias Municipais de Cultura e do Bem Estar Social e ABD. Apoio: CADS e CDS. 

Das 14h00 às 20h00 – atividades esportivas e culturais. 
20h00 – Show Gloria Groove – Encerramento. 

Disponível em: https://www.facebook.com/associacaobaurupeladiversidade/ 

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes