19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Secretaria do Meio Ambiente orienta sobre controle de caramujos africanos

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) de Lençóis Paulista orienta os munícipes sobre as medidas necessárias para controle do caramujo gigante africano (Achatina fulica), que costuma infestar alguns terrenos urbanos na estação do verão, quando o tempo fica mais quente e chuvoso.

A primeira orientação refere-se na identificação correta do caramujo africano, que apresenta concha cônica marrom mosqueada em tons mais claros, evitando assim que não seja confundido com outras espécies nativas de caracóis e caramujos.

O caramujo gigante africano é uma espécie invasora no Brasil. Oriundo do leste africano, compete com as espécies nativas sendo responsável por danos ambientais, podendo até causar doenças aos seres humanos. Também não possui predador natural no Brasil, o que favorece a proliferação.

Quando constatada a infestação em uma área se faz necessária a manutenção e limpeza do terreno, e, posteriormente, a coleta manual periódica com as mãos protegidas por luvas ou sacolas plásticas, evitando assim o contato direto com o molusco.

Mas atenção: Não se deve pisar ou quebrar suas conchas, evitando assim a soltura de ovos, o que causa mau cheiro na decomposição do animal, além de atrair outras pragas urbanas.

Também não deve ser aplicado sal ou lesmicidas (controle químico), pois os caramujos vivem até 5 anos, são hermafroditas e colocam cerca de 400 ovos a cada postura, cerca de 5 vezes ao ano. Não aplicar sal evita a liberação de ovos no solo. Após a coleta, os sacos com os caramujos podem ser entregues na SAMA para destinação adequada.

Todo resíduo orgânico do terreno, como por exemplo resíduos da capina do mato, madeiras, entulhos, galhos, frutos e folhas, preferencialmente devem ser removidos de modo a evitar que esses caramujos se abriguem e se reproduzam, pois necessitam de ambiente úmido e folhas em decomposição.

A aplicação de cal virgem com frequência, nas bordaduras dos terrenos também é indicada, após as chuvas, para se criar barreiras, evitando assim que estes invadam imóveis vizinhos.

Para mais informações entrar em contato pelo telefone da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente: (14) 3269-7054.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes