Inscreva-se na nossa newsletter!

Trending News

Região

Secretaria de Saúde de Jaú informa que tem três casos suspeitos de sarampo 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa à população os dados atualizados sobre Sarampo.

“Até as 15h de 29/10 (terça-feira), temos três casos de sarampo confirmados por meio de exames laboratoriais do Instituto Adolfo Lutz, e 69 casos suspeitos. A procura pela vacina tem sido grande, mas, mesmo assim, solicitamos à população que procure as unidades básicas de saúde (UBS) para verificarem as suas carteiras de vacinação e averiguarem a necessidade de tomar a vacina ou não. Ressaltamos que algumas UBS estão sem as doses, porém, já pleiteamos para a Divisão Regional de Saúde (DRS) de Bauru as vacinas. O estoque será normalizado na manhã de 30/10 (quarta-feira)”, reforça a secretária Interina de Saúde, Márcia Nassif.

Ainda conforme a secretária, ao longo da vida, todo ser humano deve tomar duas doses da vacina contra o sarampo. Na faixa etária de um à 29 anos, duas doses são necessárias. Os adultos de 30 a 59 anos devem ter uma dose. Acima de 60 anos não é necessário tomar a vacina. Os profissionais de saúde, independente da idade, devem estar vacinados com duas doses. “A pessoa que não sabe que está com sarampo pode contaminar outras 20 pessoas. A única forma de prevenção é a vacina. Conto com a colaboração de todos para que mais, uma vez, a gente consiga vencer essa doença”.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento da erupção cutânea até quatro dias após.

(com assessoria)


Notícias similares