A Secretaria de Saúde, de Lençóis Paulista, tem intensificado a vigilância em relação à precaução de acidentes com animais peçonhentos, uma vez que foram noticiados alguns casos em cidades da região. Os mais comuns são: aranhas, cobras e escorpiões.
A Secretaria informa que, em 2016, por recomendação do Ministério da Saúde, houve uma alteração na distribuição dos soros antivenenos, em razão da redução de sua produção. Desta forma, a disponibilização dos soros foi centralizada em Pontos Estratégicos, sendo o Pronto Socorro Central do Município de Bauru a referência pelo atendimento do município de Lençóis Paulista e de outros 16 municípios da região.
Para agilizar os atendimentos, foi estabelecido que os pacientes vítimas de picadas de animais peçonhentos devem se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Após o atendimento médico e avaliação de necessidade de indicação de soro, o paciente será encaminhado ao Pronto Socorro Municipal de Bauru.
Em caso de picada de escorpião, é recomendado lavar o local com água e sabão, e em seguida procurar a UPA, se for possível, capturar o animal e levá-lo à unidade, pois a identificação da espécie causadora do acidente pode ajudar no diagnóstico.
Os principais cuidados para evitar a ocorrência de escorpiões são:
Manter os quintais e jardins limpos;
Evitar o acúmulo de lixo e entulhos (telhas e tijolos), eliminando assim, locais que podem servir como esconderijo desses animais;
Limpar regularmente cantos, frestas e terrenos baldios;
Inspecionar calçados, toalhas de banho e roupas de cama antes de usá-los.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)