20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Saúde se mobiliza em campanha de intensificação do teste de HIV e Sífilis

A Prefeitura Municipal de Bauru, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá em dezembro diversas atividades referentes à Campanha Fique Sabendo, iniciativa do governo estadual que busca estimular a realização do teste de HIV e Sífilis. 

A programação contará com palestras, encontros de orientação, mutirões de testagem, dentre outros eventos. As ações têm como intuito promover o acesso à testagem, de maneira a identificar precocemente as doenças e, assim, dar início ao tratamento. 

Ao estimular o teste, a campanha possibilita que as pessoas tenham conhecimento de seu status sorológico e, em casos diagnosticados com HIV ou sífilis, que os pacientes sejam devidamente encaminhados aos serviços de referência para tratamento adequado e imediato. 

No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada da cadeia de cuidados contínuos, que incluem prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão do vírus. Já em relação à sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento da doença, muitas vezes silenciosa. 

As atividades, dentre elas algumas já realizadas neste mês, objetivam tornar a testagem ainda mais acessível, de forma com que um maior número de pessoas realizem o teste, principalmente aquelas inseridas nos grupos mais atingidos pelas patologias. 

Dados são preocupantes 

No estado de São Paulo, o acesso ao diagnóstico precoce avançou, mas ainda há muitas pessoas portadoras do HIV ou que estão com sífilis sem saber. 

A aids permanece entre as cinco principais causas de morte entre homens e mulheres de 25 e 34 anos de idade no estado. A epidemia paulista é particularmente preocupante entre jovens, homossexuais e dependentes químicos. 

A sífilis adquirida no estado também é preocupante. De 2007 a 2017, foram notificados 159.015 casos de sífilis adquirida no estado de São Paulo. A taxa de detecção de sífilis avançou de 6,7 para 73,6 por 100 mil habitantes de 2007 a 2017. A maior parte dos casos ocorre no sexo masculino (61,3%) e, somente no ano passado, 54,1% dos casos eram de pessoas até 34 anos de idade. 

Metas 

Em 2014, o Departamento Nacional de IST/Aids e Hepatites Virais assumiu frente à comunidade internacional o desafio proposto pela UNAIDS, programa da Organização das Nações Unidas (ONU) de combate à aids, de atingir até 2020 a meta 90/90/90, ou seja, pretende-se que até lá sejam alcançadas as seguintes metas: 

• 90% de todas as pessoas portadoras do HIV saibam que tem o vírus, 
• 90% destas com a infecção pelo HIV diagnosticadas recebam terapia antirretroviral ininterruptamente 
• 90% de todas em tratamento com antirretrovirais tenham suprimido a carga viral, levando a níveis indetectáveis. 
• E mais recentemente uma nova meta foi acrescida com objetivo de alcançar zero discriminação. 

Confira o cronograma de ações da Campanha Fique Sabendo 
Atividades do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) 
Data e horário: 01/12, das 8h às 16h 
Atividade: Abertura do CTA – Dia Mundial de Luta contra Aids (sábado), para realização de Testagem Rápida do HIV e Sífilis, através de demanda espontânea. 

Data e horário: de 03/12 à 07/12, das 7 às 15 hs 
Atividade: CTA realizará testagem rápida para HIV e sífilis , através de demanda espontânea. 
Atividades do Centro de Referência de Moléstias Infecciosas (CRMI) e Programa Municipal (PM) IST/Aids e Hepatites Virais 

Data: 30/11, das 8h30 às 17h 
Evento de abertura oficial da Campanha Fique Sabendo e diversas atividades: 

Divulgação da Implantação da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de risco à infecção pelo HIV no município de Bauru com o secretário Eduardo Fogolin 
Palestra: “Infecção pelo HIV: uma visão ampliada pela antroposofia “, com João Luiz de Paula e Silva, aluno escola Waldorf 
Dados epidemiológicos do CRMI, com Dra. Maristela Pastore 

Apresentação Dissertação de Mestrado: “Perfil epidemiológico de pacientes com HIV/Aids, que iniciaram acompanhamento no CRMI entre 2014 a 2016”, enfermeira Robertha Cristhina Gataveskas 
Palestra: “Aspectos legais no paciente com HIV/Aids”, com Dr. Olavo Pelegrina, representante da OAB/Bauru
Palestra: “Acolhimento nos serviços de saúde”, com Josiane Fernandes Loziga Carrapato, coordenadora do PM IST/Aids 
Ginástica Laboral, com enfermeira Islaine Maressa Lira Pelegrina 

Público-alvo das atividades: equipes do CRMI e CTA, representantes do GVE Bauru , diretores da SMS, integrantes do CADS e dos conselhos gestores do CRMI e do CTA e SAPAB. 

UBSs e USFs 

Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família realizam testes rápidos como rotina, que será intensificada graças à Campanha Fique Sabendo. 

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes