A Prefeitura Municipal de São Manuel, através da coordenação do Fundo Social de Solidariedade, do apoio técnico da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente e participação de suas diversas diretorias irá construir um espaço de restauração florestal, que visa prestar homenagem às vítimas do Covid-19, que perderam suas vidas devido as complicações da doença e aos profissionais da saúde que estão na linha de frente no enfrentamento da Pandemia, com o plantio de uma árvore para cada são-manuelense falecido.
O município aderiu a Campanha Nacional Bosques da Memória, que é uma promoção conjunta da Rede de ONGs da Mata Atlântica – RMA, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA e do PACTO pela Restauração da Mata Atlântica apoiada pela ONU.
A iniciativa de fazer o Bosque Municipal partiu do prefeito Ricardo Salaro e as atividades tem sido capitaneada pela presidente do Fundo Social e Vice-Prefeita Márcia Oliveira em parceria com as Diretorias afins.
Segundo a prefeitura, foram 148 vidas perdidas na cidade de São Manuel e cada árvore a ser plantada irá representar cada uma dessas mortes, assim como a continuidade do que essas pessoas representaram, pois, plantando e acompanhando o crescimento das árvores, os parentes e amigos enlutados poderão ter uma esperança e conforto para superar a perda, já que a maioria não pode se despedir e velar seus entes queridos.
Assim, o local servirá para contemplação, reflexão e memórias, onde a morte desses são-manuelenses poderão ser ressignificadas nas vidas das árvores, que irão crescer e viver por muito tempo.
Cada muda plantada deverá receber uma placa com dados da espécie, nome, datas de nascimento e falecimento da pessoa que teve a morte causada pelo Covid-19. A identificação das vítimas nas árvores será somente
mediante aprovação das famílias, onde está sendo disponibilizado um formulário digital para preenchimento e autorização formal para divulgação dos dados do homenageado. Veja no Link.