28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

São Manuel tem programação para a prevenção do câncer de mama

A Administração Municipal de São Manuel através da Diretoria de Saúde, contando com a parceria da Fundação UNI, ESTÁ programando atividades importantes durante o Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção do câncer de mama.

Outubro Rosa é um movimento que ocorre internacionalmente durante o mês de outubro. Tem como objetivo alertar sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nesse mês de Outubro as Unidades de Saúde do Município estarão realizando os exames e orientações durante todo o mês e no dia 20 (sábado) das 8h00 às 12h00 acontece o dia D do Outubro Rosa, onde os Postos de Saúde estarão abertos especialmente para o atendimento às mulheres.  

Serão realizados e/ou solicitados os seguintes exames:

1 – Orientação do auto exame das mamas

2 – Mamografia – Público alvo

Mulheres de 50 a 69 anos a cada 2 anos;

Mulheres de 40 a 49 anos com risco elevado (histórico familiar de câncer de mama em parte de primeiro grau antes dos 50 anos).

3 – Exame preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolau). ´

É importante ressaltar que toda mulher que ainda tem uma vida sexual ativa ou que já viveu uma vida sexual deve se submeter aos exames preventivos periódicos, especialmente as que têm entre 25 a 59 anos.

Inicialmente os exames devem ser feitos anualmente e após a realização dos dois exames seguidos (com intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

No dia 1º de novembro haverá sorteio de brindes para as mulheres que realizaram os exames durante o mês da campanha.

Fazer o exame preventivo é a melhor maneira de prevenção para a detecção de doenças que hoje em dia possuem alto grau de cura.

Portanto, todas as mulheres devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para a realização dos exames.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes