Durante a pandemia da Covid-19, os atendimentos da Guarda Civil Municipal (GCM) às mulheres vítimas de violência doméstica aumentaram 65% no mês de abril na cidade de São Manuel (SP).
A equipe de Patrulhamento Maria da Penha, composta pelos agentes Simone e Luciano, atende em média 3 casos de violência contra a mulher por dia, sem contar as mulheres atendidas nos meses anteriores, destacando que muitas vítimas ainda não querem registrar o Boletim de Ocorrência. Mas, mesmo com a recusa do registro, participam do atendimento realizado pela GCM.
A equipe especializada atende os casos de violência doméstica de acordo com a lei Maria da Penha e conta com parcerias da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) Dra. Ana Carolina , Ministério Publico, CRAS (Centros Regionais de Assistência Social (CRAS e Creas), Diretoria de Saúde e demais órgãos da rede.
Os casos de violência doméstica vão desde violência física , verbal, patrimonial e principalmente a psicológica.
A equipe de Patrulhamento Maria Da Penha da GCM acompanha as vítimas durante suas medidas protetivas tentando amenizar os casos de agressões e até mesmo impedir qualquer caso de feminicídios, intensificando rondas próximas às residências e nos locais de trabalho das vítimas.
A Patrulha Maria da Penha mantém um contato direto com as vítimas através de WhatsApp.
As mulheres vítimas de violência doméstica podem entrar em contato pelos canais de comunicação:
GCM: 199 – Emergência-24 horas por dia
Patrulha Maria da Penha (14)- 99900-0977 (WhatsApp) atendimento de segunda a sexta (horário administrativo).