24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

São Manuel discute usina regional em resíduos sólidos domésticos

Nesta quarta-feira (12), estiveram reunidas em São Manuel, no salão do Sindicato Rural da cidade, 100 pessoas representantes de 26 municípios do Consórcio da Hidrovia Tietê-Paraná. A reunião contou com a presença do Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Ricardo Salles; do Diretor Estadual da CETESB, Geraldo Amaral; e do presidente do Consórcio, Eduardo Barreto; e teve o objetivo de discutir o projeto de uma usina regional pioneira em resíduos sólidos domésticos.

O encontro foi aberto pelo Prefeito Ricardo Salaro, que comentou sobre a importância do consórcio e também do projeto, que visa resolver definitivamente e de forma cooperada o problema do lixo. O Secretário Ricardo Salles agradeceu a iniciativa do município anfitrião e afirmou o compromisso da Secretaria em agilizar o processo com a Cetesb e com a Agência Desenvolve São Paulo.

De acordo com o projeto, doze municípios localizados a um raio de até 50km de São Manuel serão beneficiados (São Manuel, Lençóis Paulista, Macatuba, Barra Bonita, Mineiros do Tietê, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Areiópolis, Pratânia, Padrinho, Borebi e Itatinga).

De forma resumida, o fluxo do tratamento dos resíduos seria: 1-) coleta do lixo municipal; 2-) separação do lixo seco para a reciclagem; 3-) processo de desidratação do lixo úmido (O processo de desidratação cumprirá a tarefa de estabilizar a biomassa orgânica promovendo um maior poder calorífico e eficiência energética); 4-) Central de geração de energia elétrica: volatilização termolítica de resíduos ou biomassa a alta temperatura em uma câmara selada sem ar e/ou oxigênio, que gerará energia elétrica para a própria usina e também poderá ser utilizada na rede elétrica urbana; 5-) O resíduo final do lixo e o lixo inerte podem ser aterrados.

A tecnologia utilizada é de pirólise, técnica eficiente e que não permite que sejam produzidos resíduos ou gases tóxicos. Caso o projeto venha a ser financiado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, após a efetivação das licenças, o prazo para a construção da Usina completa é de 17 meses.

Além de reduzir os danos ao meio ambiente, esse projeto de iniciativa da cidade de São Manuel gera inclusão social e renda para os municípios, por meio da venda de material reciclado e de energia gerada.

Participaram representates das seguites cidades da região Areiópolis, Brotas, Iacanga, Pongaí, Boracéia, Dois Córregos, Itatinga, Barra Bonita, Bauru, Pederneira, Borebi, Jaú, Torrinha, Itajú, Macatuba, Bariri, Bocaina, Reginópolis, Pardinho, Pirajú, Lençóis Paulista, Itápolis, Ibitinga, Mineiros do Tietê, Pratânia e Socorro.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news 

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes