O atraso de salários e do vale-alimentação fez com que os servidores municipais das areas da saúde, educação e limpeza entrassem em greve nesta quarta-feira (09), em Avaré. Com a paralisação, creches e postos de saúde suspenderam os atendimentos. O pronto-socorro funciona normalmente.
De acordo com o grupo de funcionários, o pagamento tem atrasado desde o começo deste ano. O vale-alimentação deixou de ser pago há dois meses.
Os servidores realizaram uma manifestação, com cerca de 300 pessoas, e foram até a frente da prefeitura, além de passarem por ruas do centro, com carro de som. De acordo com a Polícia Militar, a manifestação foi acífica.
O Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Avaré e Região, diz que a greve fi acordada em assembleia e não tem prazo para terminar e somente 30% de cada secretaria está funcionando.
Confira a íntegra da nota enviada à imprensa pela Prefeitura de Avaré.
“Com relação à greve deflagrada a partir de hoje, dia 09/11, pelos servidores municipais de Avaré, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré entende que a greve é direito dos servidores, mas a atual situação financeira do Município não permite que sejam atendidas todas as exigências do Sindicato, entre elas o pagamento em dia dos salários.
Além da crise financeira que atinge o País, o município de Avaré sofre com a dívida de precatórios e previdência, contraídas em governos anteriores. Somente este ano, Avaré pagou 20 milhões de dívidas de precatórios e previdência. Proporcionalmente, Avaré possui a maior dívida de precatórios do Estado de São Paulo.
A Prefeitura informa que pagará o salário da maioria dos funcionários na próxima sexta-feira, dia 11/11, e que os demais servidores receberão seus salários após o dia 20/11. O pagamento do vale-alimentação será efetuado na próxima semana. Referente ao reajuste salarial, a Prefeitura afirma que o projeto está quase pronto e será enviado à Câmara Municipal”.