28 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Rotary e Casa da Amizade realizaram o 1º Chá ‘Ana Rosa Girardi Felipe’ em Avaré

O Rotary Club de Avaré e a Casa da Amizade realizaram na tarde do último sábado, 11, a primeira edição do seu Chá “Ana Rosa Girardi Felipe”. Nesta edição, a entidade beneficiada foi o Asilo Residência do Amor Fraternal de Avaré (RAFA), que acolhe em tempo integral, 18 idosos em condição de vulnerabilidade social.

Durante o evento, foram servidos diversos tipos de pães, tortas, bolos, bolachas, sucos, chás, geleias e afins.

Os presentes também puderam participar de diversas rodadas de bingo, cujo prêmio final foram R$ 500,00.

QUEM FOI ANA ROSA GIRARDI FELIPE? 

A homenageada, Ana Rosa Girardi Felipe foi uma das principais integrantes da Casa da Amizade do Rotary Club de Avaré, tendo chegado ao posto de Coordenadora do nosso Distrito, por ocasião da eleição de seu esposo, Clóvis Rodrigues Felipe, para o cargo de Governador-Distrital 2009-2010. 

Se for feita uma comparação com a forma político-administrativa existente no Brasil, esse cargo equivaleria ao de Primeira-Dama do Governo do Estado. 

Mais do que isso, Ana Rosa foi uma pessoa querida por todos os que a conheceram, em razão da maneira sempre prestativa e afável com que se relacionava. 

Sobre esse aspecto marcante da personalidade da homenageada, inclusive, a integrante da Casa da Amizade, Cristina Curiati, destacou: “A homenagem para a Ana Rosa foi merecida! Sempre esteve em todos os momentos ao nosso lado. Nunca a ouvi falar um ‘não’! Essa palavra não existia no vocabulário dela!”.

Quanto aos já tradicionais chás que o Rotary Club de Avaré realiza, Ana Rosa sempre foi uma das maiores envolvidas. Os que provaram suas famosas tortas de alho poró e bolachinhas de nata jamais se esquecerão de como eram deliciosas.

Rotary Club de Avaré inaugura placa comemorativa dos 100 anos de Rotary no Brasil

Os integrantes do Rotary Club de Avaré inauguraram na tarde do último sábado, 11, uma placa alusiva aos 100 anos de Rotary International no Brasil.

Na oportunidade, o Companheiro-Presidente, José Renato Fusco, foi acompanhado pela Primeira-Dama do Clube, Anelissa Bonifácio Mazetti, e por diversos outros Companheiros, que presenciaram o momento.

100 ANOS DE ROTARY NO BRASIL:

Embora os primeiros passos para a introdução de Rotary no Brasil tivessem sido dados em 1916, somente em 1922 (dezembro) é que se conseguiu a adesão de dezesseis profissionais, de classificações diferentes, dispostos a integrar o Rotary Club do Rio de Janeiro, que conseguiu a aprovação de Rotary International. Em 1920 houve a primeira tentativa, mas o Rotary International recusou em virtude de o quadro social estar integrado exclusivamente por cidadãos americanos residentes no país.

Herbert Coates, embaixador dos Estados Unidos no Uruguai e Recorde Monnsen, seu colega no Rio de Janeiro, trouxeram, em 1916, de Chicago, a atribuição de fundarem Rotary Clubs nas sedes das suas embaixadas. Coates o conseguiu em 1918 e, em 1922, veio ao Rio de Janeiro como representante do Rotary International e conseguiu fundar o Rotary Club do Rio de Janeiro, sob a presidência de João Thomé Saboya e Silva, filiado em Rotary International a 28 de fevereiro de 1923.

O clube cresceu rapidamente, pois em 1924 já se compunha de 45 sócios. O Brasil foi, assim, o quarto país da América do Sul e o sexto da Ibero-América a sediar Rotary. Antes estavam pela ordem: Cuba, México, Uruguai, Argentina e Peru. Em 29 de fevereiro de 1924 instalou-se o Rotary Club de São Paulo, segundo do Brasil, que só um ano depois, a 24 de março de 1925, conseguiu filiação em Rotary International. Dos seus estatutos constavam reuniões quinzenais e o Rotary International exigia que fossem semanais. Embora modificando os estatutos, os Rotary Clubs brasileiros só passaram a realizar reuniões semanais em 1929.

Em fevereiro de 1927 funda-se, com 25 sócios o Rotary Club de Santos, apadrinhado pelos outros dois Rotary Clubs anteriores e por eles assistido. O 4º Rotary Club brasileiro surgiu pouco depois em Belo Horizonte em setembro de 1927, filiado a Rotary International sob o nº 2.701. No mesmo ano funda-se ainda o 5° Rotary Club brasileiro de 1927, em Juiz de Fora. Em 1928 fundam-se Rotary Clubs em Niterói, Petrópolis, Campos, Porto Alegre.

A depressão econômica, que aliás, foi generalizada por todo o mundo ocidental, terá sido uma das prováveis determinantes da brusca retração no surgimento de novos Rotary Clubs, no vasto território do Brasil; em 1929 e 1930, apenas 2 Rotary Clubs se fundaram nesse período: os de Ribeirão Preto e Nova Friburgo. No entanto, a razão maior, que chegou a ameaçar o rotarismo no Brasil, foi, sem sombra de dúvida, o decreto-lei 330, de 18.04.38 da Presidência da República, que proibia “organizar, criar ou manter sociedades, fundações, companhias, clubes e quaisquer estabelecimentos de caráter político, ainda que tenham por fim exclusivo a propaganda ou difusão entre os seus compatriotas de ideias, programas ou normas de ação… a mesma proibição estende-se a sucursais…”.

O primeiro impacto desse decreto-lei foi a possibilidade funesta de que fossem obrigados a encerrar as atividades todos os Rotary Clubs então existentes. Com esforço do Rotary Club do Rio de Janeiro e a boa vontade do Ministro da Justiça de então, conseguiu-se contornar a situação substituindo nos estatutos dos Rotary Clubs, a palavra “filiação” (ao Rotary International) por “cooperação”. A partir de 1931, pois, ressurgiu o entusiasmo pela expansão, com raras e espaçadas oscilações. Hoje ocupamos o 3º lugar no mundo em número de clubes, superados pelos Estados Unidos e Japão.

Texto de José Renato Fusco. Fotos de Tatiane Silva de Oliveira – Da Comissão de Imagem Pública do Rotary Club de Avaré | Com informações de Rotary Club de Venâncio Aires – Chimarrão.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes