23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Ronda Escolar Municipal começa a funcionar nesta segunda-feira, 16

O prefeito de Bauru e a secretária de Educação receberam no pátio da Prefeitura, as quatro viaturas da Ronda Escolar Municipal. O serviço começou a funcionar às 6 horas da manhã desta segunda-feira,16.

A Ronda Escolar Municipal, vinculada à Divisão de Vigilância da Prefeitura, é parte de uma série de medidas que vêm sendo tomadas no município para aumentar a segurança nas escolas, como a instalação de câmeras de monitoramento.

O prefeito Gazzetta destacou a importância do novo serviço como mais uma ferramenta de segurança para as escolas, principalmente no combate ao vandalismo e furtos.

“As escolas já tiveram instaladas câmeras de monitoramento e agora teremos a Ronda Escolar, que é um suporte a mais nesse processo. Um processo que desde o início já um êxito enorme, porque reduzimos o vandalismo e o furto às escolas pela metade e esperamos zerar esse índice agora com a Ronda Escolar”, disse.

Além de patrulhar as imediações das escolas e proteger o patrimônio público, os vigilantes vão manter contato direto com a população, com objetivo de criar envolvimento com a comunidade e oferecer um serviço mais adequado a cada região de Bauru.

Cada unidade escolar deverá ser visitada oito vezes ao dia, em média, a cada três horas, além de contar com atendimento a eventuais chamados de emergência.

Para isso, a cidade foi dividida em quatro grandes setores, que correspondem às bases regionais da Vigilância da Prefeitura: Vila Independência, Bela Vista, Redentor e São Geraldo. Essas servirão de pontos de apoio das viaturas

A empresa licitada comprou os veículos zero quilômetro e contratou 48 vigilantes capacitados para realizar o serviço, bem como uniformes, telefones celulares e demais equipamentos.

Os vigilantes estarão equipados com armas não letais (cassetetes, sprays de pimenta e pistolas elétricas) e vão se revezar entre base de apoio e ronda motorizada, em escala de 12 horas, possibilitando o funcionamento do serviço 24 horas por dia.

A vigência do contrato é de 30 meses. O custo do serviço, de R$ 236 mil mensais, será pago com a dotação orçamentária da Secretaria Municipal de Educação, totalizando investimento de R$ 7.080.000,00.

“Além de garantir mais segurança para as nossas escolas é um serviço que gerou muitos empregos e isso só traz impactos positivos para a cidade”, destacou a secretária municipal de Educação, Isabel Miziara.

O deputado federal Capitão Augusto, que participou do ato da entrega, destacou o pioneirismo do modelo de ronda adotado pela Prefeitura. “A Polícia Militar tem essa experiência da ronda nas escolas como uma ação muito bem sucedida. Tenho certeza que o pioneirismo dessa ação, com o município, também será de grande êxito”.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes