19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Promotoria de Saúde Pública capacita voluntários para acompanhar pacientes

A Promotoria de Saúde Pública de Bauru fará no próximo sábado (03), das 9 horas às 12 horas, o primeiro curso de capacitação de voluntários do Projeto Abrace, criado pelo Ministério Público de São Paulo para capacitar e inserir voluntários nos equipamentos de saúde do município. Até o momento 30 voluntários já estão inscritos. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (02) na Promotoria local. 

“Já ficou demonstrado que a presença de um voluntário acompanhando um paciente contribui para a diminuição do tempo de internação, ameniza a dor e colabora até para a redução do uso de medicamentos”, afirma o  promotor de Justiça Enilson Komono, de Bauru.

O projeto Abrace, iniciativa criada em novembro pelo membro do MPSP, pretende treinar e encaminhar voluntários para prestar auxílio a pacientes em unidades de saúde da cidade. A ideia é uma parceria do Ministério Público de São Paulo com o Departamento Regional de Saúde, vinculado ao governo do Estado, Famesp, organização social gestora dos hospitais de base, Ambulatório Médico de Especialidades e Secretaria Municipal de Saúde.

As demandas foram identificadas pelo promotor após visitas a unidades de saúde. O projeto começará com voluntários que irão acompanhar pacientes em recuperação e que não tenham acompanhantes na hora de receber alimentação, por exemplo, ou que necessitem de transporte para ir a sessões de hemodiálise, uma vez que nem sempre o poder público tem como transportá-los.

Para convidar pessoas dispostas a ajudar, Komono está desencadeando uma campanha no município para divulgar a proposta. Os interessados que fizerem o cadastro na Promotoria local receberão treinamento específico. “Eles serão capacitados por equipe multidisciplinar de profissionais da área, com apoio dos órgãos de saúde como assistentes sociais, psicólogos, infectologistas, enfermeiros e médicos, que também vão indicar as demandas dos pacientes”, explica o promotor. “Da nossa parte, vamos prestar orientações jurídicas envolvendo questões como sigilo de prontuário e outros”, completa. 

Para participar do projeto é necessário assinar um termo de adesão, documento no qual será discriminado o tipo de trabalho que será realizado e quanto tempo durará o voluntariado: seis meses ou um ano. A pessoa poderá optar pelos dias e horários em que prestará o auxílio. Ao final será conferido certificado de prestação do serviço.

“Queremos tentar viabilizar uma lei municipal que reconheça o documento como título em concursos públicos”, afirma Komono. Outra proposta é que, na iniciativa privada, o título passe a valer como capacitação de cuidadores, uma vez que não há regulamentação para a atividade.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes