Em virtude de Recomendação Administrativa expedida pelo Ministério Público no âmbito dos projetos Lilás/São Manuel e Não mexe comigo que eu não ando só/Regional Bauru, as escolas municipais da Comarca de São Manuel promoveram, de 10 a 14 de março, a Semana de Combate à Violência Contra a Mulher.
A programação incluiu atividades lúdicas com as crianças do ensino infantil para conscientização e informação sobre o tema. Houve ainda distribuição de folders informativos a pais e responsáveis.
Implementado em São Manuel pela promotora de Justiça Vivian Ayres envolvendo MPSP, Delegacia de Defesa da Mulher, Ordem dos Advogados do Brasil e Patrulha Maria da Penha, o Projeto Lilás busca desenvolver ações para coibir a violência doméstica e evitar a reincidência, além de trabalhar o agressor e fornecer às vítimas toda a assistência necessária para romper com o ciclo da violência.
Entre as medidas adotadas estão o levantamento de dados pelo MPSP, a sensibilização da rede pública para atendimento multissetorial e o desenvolvimento de programas específicos.
Já o Não mexe comigo que eu não ando só visa a promover a atuação integrada entre as Promotorias para estruturar e qualificar políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres nas cidades participantes. (Da assessoria do MPSP).