29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Professores da região recebem capacitação em Histórias em Quadrinho

Professores da rede pública de ensino, nas cidades de Barra Bonita, Maracaí, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Barueri, recebem, durante o mês de setembro, capacitação para incentivar a leitura em alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I através da aproximação com as histórias em quadrinhos. Os workshops, com o quadrinista Carlos Ruas, autor de “Um Sábado Qualquer”, página online de tirinhas mais acessada do País, fazem parte do projeto “Histórias que Ganham o Mundo HQ”, desenvolvido pela Imagini, empresa de comunicação e marketing social e patrocinado pela Raízen através de lei de incentivo do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura.

O projeto, que no ano passado trabalhou com o tema de Literatura de Cordel, traz agora a temática das Histórias em Quadrinhos, ou HQ, propondo aos professores uma série de atividades para envolver os alunos com a leitura e a produção literária, através da “arte sequencial”, termo criado pelo quadrinista Will Eisner, que apresenta a HQ como “o arranjo de fotos ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma ideia”.

Nos workshops Carlos Ruas apresenta um panorama geral sobre a evolução da HQ no Brasil e no mundo, sugerindo atividades a serem realizadas em sala de aula que incentivem a produção autoral dos alunos, que serão enviadas para seleção e composição de um livro com as melhores tirinhas ao final do projeto.

“Estamos sempre em busca de despertar o interesse do público. Com o tema de Literatura de Cordel, no ano passado, tivemos 93% de avaliações excelentes e nenhuma avaliação regular. Além disso, recebemos uma enorme quantidade de trabalhos das crianças s e pudemos perceber que o projeto realmente fez com que elas se debruçassem sobre o tema. Esse resultado é, com certeza, o principal motivo da continuidade do projeto”, explicaFernanda Bassani, diretora artística do projeto.

A proposta do “Histórias que Ganham o Mundo” é tornar o processo de educação mais divertido e proporcionar uma abordagem lúdica na estrutura educacional, facilitando a adesão dos alunos às atividades sugeridas em sala de aula. O concurso de quadrinhos, que selecionará os melhores trabalhos para publicação de um livro, também promove maior motivação para o aprendizado.

“Acreditamos nos quadrinhos como forma de auxiliar na alfabetização e promover o hábito da leitura. O projeto realmente cumpre sua missão de envolver professores, Secretarias, o setor público e o setor privado, aproximando educação e cultura. Vale salientar que a parte fundamental das HQs se concentra na ideia, por isso as crianças participantes do concurso não precisam necessariamente ter habilidades com desenhos”, destaca Fernanda.

Evolução do HQ no Brasil e no mundo

O conteúdo do “Histórias que Ganham o Mundo HQ” conta a evolução do estilo desde os seus primórdios. Um dos primeiros registros com quadrinhos usando balões, onomatopeias, linhas dividindo os quadros e desenhos representando ações é de 1894, assinado pelo artista Richard Felton Outcault, que criou o personagem “The Yellow Kid”, na revista “News York World”, que foi um grande sucesso, principalmente entre o público infantil. No Brasil, um dos precursores do estilo foi Angelo Agostini, que, em 1868, publicou “Nhô Quim”, ou “Impressões de uma Viagem à Corte”, na revista “Vida Fluminense”, considerada uma das histórias em quadrinhos mais antigas do mundo.

Além de trazer outros precursores nacionais, como Luiz Sá (criador de personagens que apareceram na revista “O Tico-Tico”, primeira publicação em quadrinhos do Brasil) e J Carlos (o único brasileiro a desenhar Mickey Mouse), o conteúdo faz uma evolução da arte abordando nomes nacionais, como Ziraldo, Maurício de Souza, Henfil e Laerte, e internacionais, como Jim Davis, Bill Waterson, Quino e Charles M. Schulz, levando a importância cultural e artística de seus trabalhos como referência criativa para que os professores possam levar às salas de aula novas abordagens aos conteúdos aplicados aos alunos.

O quadrinista Carlos Ruas acredita que quando temos nosso intelecto desenvolvido nos tornamos seres humanos mais interessantes. “Quando a Imagini entrou em contato comigo com a proposta de atingir o público escolar por meio dos quadrinhos, e criar nas crianças um estímulo que eu não tive, foi amor à primeira vista. Vou me reunir com os professores, de diversos municípios, em workshops para ajudar a facilitar a compreensão dos alunos. Vamos colocar calda de chocolate nas matérias para torná-las mais fáceis de serem absorvidas e mais prazerosas”, finaliza o artista.

Para inscrições e informações, os interessados devem entrar em contato através do email: producao@imagini.art.br

Agenda:

12/09 – Barra Bonita – 8h às 10h e 13h às 15h – EMEF Dr. Fernando Costa – Rua Prudente Moraes, nº 1180 – Centro

17/09 – Maracaí – 17h30 às 21h30 – Centro Cultural de Maracaí – Rua Ataliba Leonel, nº 860 – Centro

19/09 – Ribeirão Preto – 8h às 12h – CAAF (Anfiteatro da Casa da Ciência) no Bosque Municipal – Rua Liberdade, S/N, Campos Elíseos.

20/09 – São José dos Campos – 8h às 10h30 e 14h às 16h30 – CEFE (Centro de Formação do Educador) – Av. Olivo Gomes, nº 250 – Santana

25/09 – Barueri – 13h às 17h – Fundação Instituto de Educação de Barueri – Avenida Andrômeda, nº 500 – Alphaville.

 

Sobre Histórias Que Ganham o Mundo:

O Projeto Histórias que Ganham o Mundo, realizado pela Imagini, empresa de comunicação e marketing social, e patrocinado pela Raízen através de lei de incentivo do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, tem como objetivo incentivar a leitura e o desenvolvimento de textos em crianças do Ensino Fundamental I, fomentando a aproximação dos jovens com a literatura. O projeto possui três fases: Workshop de Histórias em Quadrinhos, Concurso de Histórias em Quadrinhos e Publicação do Livro do Projeto.

Sobre Carlos Ruas:

Jovem designer da cidade de Niterói, criou o blog Um Sábado Qualquer em 2009 aos 23 anos. Hoje, o “Um Sábado Qualquer” são as tirinhas virtuais mais acessadas do país, com mais de 2,7 milhões de leitores no Facebook. Possui três livros publicados e, em 2012, ganhou o prêmio HQMix (o “Oscar” dos quadrinhos brasileiros) na categoria Webtiras e, em 2014, estreou seu canal de animação no Youtube, que hoje conta com mais de 220 mil inscritos. Em 2015, lançou o livro “ÊXODO: Nos bastidores da bíblia” no qual a história bíblica é recontada segundo a sua visão; o livro ganhou o 32° Troféu Angelo Agostini. Em 2016, criou seus novos personagens “Cães e Gatos”, ganhando uma nova legião de leitores.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes