18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Procon Marília supera em 7% a média nacional de índice de resolução e se destaca no Estado

Resultado do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor, aponta que o Procon Marília atingiu 83,01% no Índice de Solução Preliminar Médio. A unidade local ficou 7% acima da média nacional e foi destaque no Estado de São Paulo.

O indicador acompanha a produtividade e resolutividade das unidades municipais do Procon. O levantamento observa o intervalo entre os dias 1 e 24 de dezembro, período com forte impacto das compras de final de ano.

O coordenador do Procon em Marília, Guilherme Moraes, explica que o indicador quantifica os resultados das Cartas de Informações Preliminares, um documento que o órgão utiliza para notificar, já solicitando esclarecimentos, às empresas reclamadas.

“Quando temos a resolução mediante apenas o envio da carta, evita-se a abertura de um processo de reclamação junto ao Procon – com prazos maiores – e principalmente uma eventual ação na Justiça. Por isso, a importância dessa solução na fase preliminar”, disse o coordenador.

Guilherme destaca que, ao longo dos últimos dez anos, a complexidade das demandas no Procon aumentou significativamente. Em uma ação recente, comenta, foram feitas negociações mediante reclamação de 790 pessoas contra uma única empresa, do setor financeiro.

Ele acredita que a popularização do crédito e a venda de novos serviços (comunicações, financeiros e de saúde, entre outros com grande regulamentação) provocou a diversificação das demandas. Em geral, em tudo que é vendido, pode haver desacordo.

BALANÇO

O Procon Marília deve finalizar, ainda nesta semana, o relatório referente as reclamações e soluções de queixas de 2019. Em função de danos em produtos, problemas com entrega e desacordos financeiros, o reflexo dos últimos meses de vendas pode ser sentido em 2020.

Conforme dados da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) o mês de dezembro deve encerrar com crescimento nas vendas de cerca de 7%, em relação ao ano passado. Além do 13º, a liberação de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) tem impacto no aumento das vendas.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes