O Sistema de Operação em Situação de Emergência (Sosem) será tema de reunião aberta ao público nesta segunda-feira (04)o, às 14 horas, no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”, em Avaré.
O assunto tem relação com a operação do reservatório da Represa Jurumirim. A pedido do Executivo Municipal, a CTG Brasil, que detêm a concessão do empreendimento, vai falar sobre o baixo nível daquela que é considerada o cartão-postal de Avaré.
“A situação crítica está impactando o turismo e a economia da Estância Turística de Avaré e dos outros municípios banhados pelo Rio Paranapanema. Há também o dano ambiental”, afirma o prefeito Jô Silvestre.
Durante a exposição, técnicos da concessionária vão falar sobre a operação da usina e o sistema elétrico brasileiro. Eventuais medidas para minimizar o impacto causado pela baixa também devem integrar a pauta.
Lideranças locais e representantes de instituições da sociedade civil foram convidados para o debate.
Moção de repúdio
A insatisfação com o nível da água já foi formalizada em dezembro de 2018 por meio de moção de repúdio assinada em conjunto por prefeitos da região. Além de Avaré, Arandu, Cerqueira César, Itaí e Itatinga assinaram o documento articulado pelo Executivo avareense.
(com assessoria)