A Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, finalizou nesta terça-feira (03), o 1º Simpósio de Capacitação em Psiquiatria com foco na Atenção Primária, que contou com um ciclo de capacitações para diversos profissionais da saúde com enfoque em Saúde Mental.
Com a colaboração das equipes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e do Centro de Especialidades e Diagnósticos “Lara Fernanda Augustini Beltramini”, foram capacitados 115 profissionais da área da Saúde durante os meses de setembro e outubro, com o objetivo de melhorar e humanizar os atendimentos às pessoas que possuem algum tipo de desordem psíquica.
As palestras foram ministradas pelo psiquiatra da secretaria, Dr. Arlindo Veloso, o qual abordou temas como: processo histórico dos manicômios e da luta antimanicomial, psicopatologias mais recorrentes e suas especificidades, dependência química e, principalmente, como reconhecer e acolher pessoas em desordem psíquica e com risco de suicídio.
“Esperamos dar continuidade às capacitações com temas relacionados à saúde mental, visto que essa área desperta muito interesse por parte dos profissionais da saúde e principalmente para podermos contribuir e amenizar quem esteja passando por algum sofrimento psíquico”, disse Graziela Gaziro, Supervisora da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde.
Para procurar ajuda e mais informações sobre o tema, procure a Unidade Básica de Saúde ou o Programa de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua residência, ou o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, na Rua XV de Novembro, N-57, Centro, telefone (14) 3284-4442.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)