24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Prefeito sanciona lei que altera o acesso das professoras adjuntas

O prefeito Clodoaldo Gazzetta assinou nesta quarta-feira (06) a lei que altera as regras do acesso na carreira do Magistério Municipal. Cerca de 80 profissionais da Educação Infantil serão beneficiados.

O pedido era uma antiga reivindicação dos professores denominados adjuntos (conhecidos como professores substitutos), que questionavam a demora para acessar a carreira de Especialista em Educação, já que atuavam nas salas de aula como professores especialistas, mas sem o direito de receber o valor da ATP (Atividade do Trabalho Pedagógico). 

O acesso até então era feito mediante realização de prova. A mudança possibilitará a classificação por titulação e por tempo de efetivo exercício na carreira do Magistério para o acesso aos cargos de Especialista em Educação Adjunto para Especialista em Educação. 

Pelo novo formato, os professores especialistas em educação adjuntos tornam-se especialistas em educação básica infantil mediante concurso de acesso por meio da análise de título e tempo de efetivo exercício na carreira. 

A secretária Isabel Miziara ressaltou que a mudança irá favorecer e enaltecer a classe desses profissionais. “Retirar a prova eliminatória para acesso é uma forma justa de apoiar esses profissionais, tendo em vista que os adjuntos já exerciam atividades em sala de aula. Além disso, eles passarão a receber a ATP, que é uma complementação pedagógica destinada a estudos e formações que possibilitam melhorias na qualidade de ensino”. 

Professora da rede municipal há seis anos, Iolanda Costa Ribeiro, celebrou a conquista e comentou que o prefeito sempre foi muito solícito com a categoria. “Assim que o Gazzetta foi eleito ele me recebeu, juntamente outras 70 professoras, e prometeu que atenderia nosso pedido. Todas nós estamos extremamente felizes com essa notícia. É uma luta de anos que agora está concretizada”, festejou. 

O vereador Mané Losila, que acompanhou reuniões e o projeto de lei sobre o assunto, agradeceu o prefeito pelo reconhecimento. “Tenho plena convicção de que a conquista é justa para a categoria. Afinal, são profissionais que atuam diretamente na formação dos futuros cidadãos. Gazzetta cumpriu um compromisso que não era de campanha e nem de governo, mas sim de governante com as professoras do município”, comentou. 

O prefeito Clodoaldo Gazzetta acredita que a medida vai contribuir diretamente para o avanço da educação em Bauru. “É dever do governo buscar o reconhecimento desta importante categoria e por isso trabalhamos ao longo desses quinze meses para viabilizar essa importante conquista, que era uma antiga reivindicação desses profissionais. Valorizar os professores é uma condição fundamental para a melhoria do ensino público”, destacou. 
 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes