Desde 2015 | A informação começa aqui!

Pratânia monitora caso suspeito de coronavírus

Um homem de 58 anos, morador de Pratânia, foi atendido pela rede de saúde municipal com suspeita de coronavírus e acabou transferido para São Manuel e depois para a Unesp de Botucatu. Ele teve viagem recente à Itália.

Os sintomas foram apresentados no sábado (29) e homem encaminhado para a cidade vizinha porque estava com quadro pulmonar não estável e falta de ar, assim foi levado ao PS e depois à infectologia do HC de Botucatu.

Foi feita coleta de material para exame laboratorial em Sorocaba. O caso foi registrado às 17h30 e a equipe de saúde foi à sua casa. A orientação foi a permanência na residência, mas o quadro teve piora e com nova visita a médica o encaminhou para os atendimentos na rede especializada.

O exame terá resultado divulgado pelo laboratório de Sorocaba que pode sair em uma semana.

O assunto foi tema de preocupação na cidade com 5 mil habitantes.

O Ministério da Saúde monitora 252 pacientes com suspeita de infeção pelo novo coronavírus. Foram descartados 89 casos.

Os números foram atualizados hoje (1º) na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde. A maioria das suspeitas é de São Paulo, com 136 casos.

Até ontem, havia 207 pacientes com suspeita de infeção pelo novo coronavírus e 79 casos tinham sido descartados.

O país continua com dois casos confirmados em São Paulo. Os dois casos confirmados têm como local de infecção a Itália. Ambos são brasileiros e moram no estado de São Paulo. Os casos não têm vínculo entre si e foram identificados em unidade de saúde privada, conforme informou o ministério.

A partir desta segunda-feira (2), o Ministério da Saúde também inicia um novo fluxo e adotará integralmente os dados repassados pelos gestores locais. Antes, cada notificação era reanalisada pela equipe da pasta. A ação de descentralização da consolidação dos casos busca dar agilidade de resposta à doença. Os ajustes do novo fluxo estão sendo realizados neste fim de semana.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Aplicativo

O Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus-SUS com o objetivo de conscientizar a população sobre o Covid-19, doença causada pelo vírus. 

Já baixou o aplicativo do Ministério da Saúde/SUS sobre o #coronavirus? Se não baixou, junte-se agora aos milhões de brasileiros que já instalaram essa ferramenta! Cada pessoa é importante nessa luta!

Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR …

IOs – aqui

O recurso conta com informativos de diversos tópicos como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita de infecção e mapa indicando unidades de saúde próximas. O aplicativo está disponível para dispositivos Android e IOs.

DESTAQUES

https://www.facebook.com/jmeventosdjjm/photos/p.1502793336472562/1502793336472562/?type=1&theater
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também