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Postos de Saúde da Prefeitura de Jahu passam a atender por teleconsultas

Desde a última segunda-feira, 4 de maio, a Prefeitura Municipal de Jahu, inaugurou seu sistema de teleconsultas, que passa a atender a população que necessita de Pronto Atendimento, de maneira virtual, com as especialidades de Clínico Geral e Pediatria. A modalidade está disponível na cidade mediante a regulamentação pelo Ministério da Saúde em caráter excepcional e temporário (Portaria 467/20), facilitando a continuidade dos atendimentos de saúde sem exposição de médicos e pacientes ao risco de contaminação ao coronavírus.

Os atendimentos são agendados por ligação gratuita e a consulta é realizada por vídeo e passa primeiro pela triagem de um enfermeiro que identifica os sintomas iniciais e depois encaminha o paciente ao médico que seguirá com o acompanhamento. A opção pela modernização da Administração partiu do Prefeito Rafael Lunardelli Agostini e da Secretária de Saúde Márcia Nassif, que juntos, buscaram uma solução para manter a população da cidade segura contra o vírus, mas que ao mesmo tempo não interrompesse o compromisso com os atendimentos de saúde dos munícipes.

Todo o projeto de implantação de telemedicina foi realizado de maneira rápida, em aproximadamente uma semana pela OM30, empresa de tecnologia focada na melhoria da gestão pública. O consultório virtual conta atualmente com um profissional de agendamento, dois para triagem e cinco médicos habilitados em Clínica Geral e Pediatria.

De acordo com Amaury Carvalho, diretor da OM30, neste momento vivido no País, é importante que as Administrações avaliem a modernização dos sistemas de gestão de saúde pela segurança e pela vida das pessoas. “A demanda dos munícipios tem surgido como uma resposta imediata ao Covid-19, como uma solução para manter os atendimentos de saúde sem expor médicos e pacientes ao perigo de contaminação pelo vírus. Rapidamente criamos um consultório digital para viabilização das soluções em telemedicina, possibilitando que os médicos realizem as consultas e, também possam emitir atestados e receitas através do próprio sistema, aos pacientes, de maneira simples e com toda a segurança exigida pela Portaria 467/20”, explica.

Para o empresário, um dos pontos primordiais a ser avaliado pelas gestões públicas durante esse período é exatamente a aplicação do Princípio da Eficiência, com a redução de custos, agilidade e qualidade de processos, não apenas na área da saúde, mas em outros setores de atendimento ao público em que poderiam ser incluídos o teleatendimento. “A medida é eficaz para todos. A Administração investe em processos e tecnologia e, com isso, reduz necessidade de espaços físicos para o grande fluxo de atendimento ao público. O munícipe deixa de precisar se deslocar, não precisa utilizar transporte e nem ficar em filas e locais desconfortáveis para realizar serviços que poderiam ser feitos via vídeo, em sua própria casa. O momento é de reflexão para uma melhoria do País como um todo e melhor utilização das verbas públicas”, finaliza Carvalho.

Os atendimentos de telemedicina na cidade de Jahu podem ser agendados pelo telefone 0800-222-9222

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Redação 14 News

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