18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Pós-graduação Docência no Ensino Superior prepara educadores para os desafios da era digital

Boa parte dos jovens nascidos entre os anos 1990 e 2010 é hiperconectada. Prefere a internet, o smartphone e as redes sociais para se relacionar, estudar e até trabalhar. É o perfil da chamada Geração Z. Para atender a esse público assertivamente, os educadores do ensino superior, por exemplo, precisam rever a sua postura e buscar novas habilidades. De olho nessa realidade e, para responder a uma demanda crescente de mercado, o Senac Bauru oferece a pós-graduação Docência no Ensino Superior.

A especialização prepara o profissional para as competências exigidas ao docente do século 21 a partir de uma proposta inovadora, que trabalha as várias dimensões do processo de formação de um professor, como o domínio cognitivo e pedagógico e a postura reflexiva e política. Na atualidade é essencial ao educador adquirir fluência tecnológica, que contempla a reflexão e a capacitação do uso de ferramentas digitais no seu cotidiano.

Para Flávio Mangili, coordenador da pós-graduação Docência no Ensino Superior do Senac Bauru, ser especialista Lato Sensu é uma oportunidade para profissionais graduados desenvolver a carreira acadêmica no Ensino Superior.

“Além do conhecimento proporcionado pela formação e experiência profissional, a docência no ensino superior requer o domínio de competências cognitivas, pedagógicas, reflexivas e políticas. Qualquer profissional graduado para atuar como Professor do Ensino Superior, precisa ter especialização Lato Sensu”, explica Mangili.

A pós-graduação prepara, ainda, os docentes para assumirem o papel do professor-tutor – um perfil que ganha hoje destaque com a expansão de cursos a distância. Segundo Flávio, esse é o profissional que incentiva o aluno a pesquisar, analisar dados, gerenciar o tempo e organizar seus estudos.

“Segundo dados do MEC sobre a Educação Superior, de 2005 a 2015, o número de cursos de graduação ampliou 94% e as matrículas cresceram 86% durante este período. O crescimento da oferta de cursos na modalidade à distância (EaD) também gera novas oportunidades de trabalho, mas exige, além das competências para docência, habilidades específicas para a mediação da aprendizagem a distância, em especial em ambientes virtuais”.

Outro diferencial é a fundamentação teórica baseada no conceito “aprender fazendo”’. Assim, o estudante é incentivado a entender “o que fazer” e “o como fazer” por meio da investigação, do diálogo, da troca de informações e no momento em que coloca em prática o que aprendeu.

“Neste contexto, é necessária a formação dos docentes para atuação na Educação Superior com competências pedagógicas que lhes sustentem a prática em cursos presenciais e à distância”, completa Flávio.

Atualização e aperfeiçoamento – o curso de pós-graduação destina-se a candidatos que já possuam o diploma de curso de graduação. Como um dos principais instrumentos para se destacar no mundo do trabalho, seja para obtenção de uma melhor colocação profissional, seja para reposicionamento de carreira, as especializações contribuem para ampliação da rede de contatos, para a troca de experiências e, também, para atualização e aperfeiçoamento dos conhecimentos.

Senac EAD – o Centro Universitário Senac também está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação a distância, em todo Brasil. São 31 opções de especialização a distância, incluindo os lançamentos Arte-Educação, Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental. Os interessados podem se inscrever em qualquer região do país, já que a instituição conta com mais de 290 polos para apoiar as atividades presenciais da especialização a distância.

Nota máxima no MEC – pela qualidade do ensino e da infraestrutura disponibilizadas aos alunos e funcionários, o Centro Universitário Senac conquistou nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para os cursos presenciais e a distância. Segundo dados do e-MEC, atualmente, cerca de 3% das instituições superiores do país possuem a nota. A classificação atesta a excelência do Centro Universitário Senac, que há mais de 25 anos trabalha para desenvolver o potencial empreendedor no processo de aprendizado, aliando teoria à prática e proporcionando a internacionalização do conheci mento por meio de parcerias institucionais.

Serviço
Pós-graduação em Docência no Ensino Superior
Carga horária: 18 meses (360 horas)
Local: Senac Bauru
Endereço: Avenida Nações Unidas 10-22 – Centro – Bauru/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/bauru

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes