18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Operação encontra 32 veículos clandestinos que levavam fiéis ao Santuário de Aparecida

Em razão do feriado de Nossa Senhora Aparecida, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) reforçou a fiscalização que visa coibir o transporte irregular de passageiros na região.

Desde o dia 6 de outubro, início das caravanas e romarias de fiéis ao Santuário de Nossa Senhora em Aparecida do Norte, a Agência fiscalizou 257 veículos e, deste total, 32 foram aprendidos por estarem realizando transporte intermunicipal de passageiros sem licença.

O transporte clandestino representa inúmeros riscos aos passageiros, uma vez que os veículos não passam pelas vistorias de segurança para esse fim e não há garantia de que o motorista seja habilitado para esse tipo de transporte. Fora isso, em caso de acidente, não há seguro para os passageiros. 

Somente nesse ano, entre janeiro e setembro, a fiscalização da Artesp apreendeu 1.146 ônibus clandestinos em todo o Estado. A Operação Aparecida ocorre em conjunto a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e com o apoio da Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo.
 
Em seu site, a Artesp coloca à disposição uma ferramenta para o passageiro consultar se o ônibus é registrado e está com as vistorias em dia, cuidados essenciais que devem ser tomados antes de contratar um fretamento para viagens no Estado de São Paulo. Basta ter o CNPJ da empresa que pretende contratar ou a placa do ônibus para uma pesquisa ainda mais completa. Quem já estiver em viagem nesse feriado pode fazer a consulta para o retorno.

No site, também há uma consulta “origem/destino” para verificar quais empresas atendem o roteiro desejado para esse feriado prolongado. Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações sobre o serviço prestado pelas empresas, os passageiros podem entrar em contato com a Ouvidoria da Artesp pelo telefone 0800.727.83.77 ou pelo e-mail ouvidoria@artesp.sp.gov.br.
 
Confira abaixo, orientações da ARTESP para uma viagem de ônibus com mais segurança. O endereço do site da Artesp para as consultas é www.artesp.sp.gov.br.
 
·         Somente viajar com empresas autorizadas.
·         Usar o cinto de segurança.
·         Manter-se sentado e com cinto de segurança afivelado sempre que o veículo estiver em movimento.
·         Não carregar perto de si objetos pontiagudos e/ou cortantes.
·         Levar dentro do veículo somente objetos pequenos e leves.
·         Acomodar a bagagem de mão no porta-embrulhos.
·         Falar com o motorista somente o necessário.
·         Seguir as recomendações de segurança da empresa transportadora.   

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(da Artesp)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes