A Operação Desmonte, plano da Eixo SP para a extração de rocha às margens da SP-304 – Rodovia Geraldo de Barros, no quilômetro 235+600 entre Santa Maria da Serra e Torrinha, avançou nesta terça-feira, 3, com o desmonte total do bloco de arenito onde foi identificada a fissura. Em atendimento aos protocolos de segurança, a área foi isolada a uma distância de 500 metros.
Com o uso de quantidade controlada de explosivo e na proporção correta para desprender o bloco, foram levados a solo aproximados de 4,8 mil metros cúbicos – 9.000 toneladas de rochas.
A extração foi acompanhada pela equipe de Engenharia da Eixo SP e por dois engenheiros de minas, profissionais especializados para esta intervenção. “Contamos ainda com o apoio das equipes de Operação e da Polícia Militar Rodoviária, que fecharam os perímetros de maneira a garantir que o local permanecesse inacessível no momento mais crítico. Antecipamos ainda a comunicação com moradores de propriedades rurais vizinhas, advertidos inclusive sobre a segurança de seus animais nos pastos”, afirma José Geraldo de Andrade, superintendente de Obras da Eixo SP.
Remoção
Na etapa final da Operação Desmonte, rompedores hidráulicos – equipamentos de perfuração acoplados a retroescavadeiras – fazem a trituração dos fragmentos maiores para a remoção por caminhões basculantes. Ainda na fase de preparo, o pavimento no trecho recebeu manta de proteção para preservá-lo no momento do impacto.
A partir da retirada total das pedras, as equipes de obras concluirão a limpeza do pavimento e retirada das barreiras para restabelecer o tráfego na rodovia.
“Esta é uma operação que traz mudanças significativas na rotina de muitos motoristas que contam com a Geraldo de Barros em seus deslocamentos, mas necessária para a segurança, prioridade para a Concessionária. O alinhamento com ARTESP [Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo], IPT [Instituto de Pesquisas Tecnológicas] e Defesa Civil foi fundamental para o sucesso deste planejamento. Em poucos dias, a serra voltará a ser a rota na ligação entre Torrinha e Santa Maria da Serra”, afirma Robinson Avila, Diretor de Engenharia.
Desvios
O condutor deve manter a atenção aos desvios que são mantidos na etapa final da Operação Desmonte. Nos quilômetros 225, 228 e 245, pontos de desvios, foram instalados sinalização com iluminação noturna e o motorista é orientado com mensagens em painéis eletrônicos.
O acesso a Torrinha poderá ser feito pela SP 304 – Rodovia Deputado Amauri Barroso de Souza (Jaú – Torrinha) e pela SP 197 – Rodovia Doutor Américo Piva (Brotas – Torrinha), intersecção da SP 225 – Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano (Jaú – Itirapina).
Já o acesso a Santa Maria da Serra poderá ser feito pela SP 191 (Rio Claro – São Pedro) seguindo pela SP 304 – Rodovia Geraldo de Barros (São Pedro – Santa Maria da Serra). Outra opção é a SP 191 (São Manuel – Santa Maria da Serra).