O veículo adaptado conta com sala de pré-consulta, dois consultórios oftalmológicos, é climatizado e oferece equipe de profissionais qualificada. Com horários agendados, 90 servidores das penitenciárias Avaré I e II e do Centro de Ressocialização (CR) de Avaré foram submetidos a testes glicêmicos e aferição da pressão arterial, além de consulta oftalmológica.
585 ATENDIMENTOS
A ação, contudo, ocorre desde o ano passado na região e já contemplou outras unidades prisionais da CRN, como os centros de Detenção Provisória (CDPs) de Itatinga e de Cerqueira César, e as penitenciárias de Taquarituba, de Itaí e de Cerqueira César.
Em 2018 e 2019 (até abril), foram realizados 585 atendimentos, como prescrições de óculos, orientações e diagnósticos de patologias que necessitam de tratamentos ou cirurgias.
Rodrigo Banin é um dos servidores que recebeu atendimento. Para ele, trata-se de uma parceria diferenciada e importante, uma vez que, na região de Avaré, segundo o funcionário, a demanda por exames oftalmológicos é grande e o número de especialistas credenciados ao Iamspe, reduzido. “Mas, a presença in loco dos profissionais estimula os servidores das unidades prisionais a redobrarem a atenção com a saúde”, observa.
(com assessoria)