29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

No lançamento de seu primeiro álbum, Jacintho promove acessibilidade para pessoas surdas

O músico e compositor lemense Jacintho acaba de lançar nas plataformas digitais seu primeiro álbum autoral Tropical Desespero, com vídeos das músicas traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Uma verdadeira mistura de ritmos latinos dá vida a nove canções e um prelúdio, cujas narrativas de amor e histórias do cotidiano podem ser ouvidas e sentidas por todos, inclusive, pela população surda ou com algum tipo de deficiência auditiva.

Para apresentar o novo trabalho, o artista se apresenta de graça na próxima quarta-feira (30/10), no palco autorias do Sesc Bauru, às 20h30, com o show “Tropical Desespero”. Com fortes influências do flamenco, baião, cumbia e salsa, a inspirações do reggaeton e funk, o disco traz músicas dançantes e convida o público a se deixar embalar pelas referências latinas.

“Tropical Desespero trata de uma abordagem direta do contexto latino-americano e da identidade que é ligada ao fluxo migratório nordestino no interior de São Paulo, que tem a ver com o bairro onde cresci e minha formação familiar”, pontuou o artista.

o músico lemense, inclusive, lançou 10 clipes com a participação de um intérprete de Libras do início ao fim, em seu canal do YouTube (Jacintho), com o objetivo de promover o trabalho da inclusão e a acessibilidade cultural de pessoas surdas. Somente o clipe “Tropical Desespero – versão em libras” já ultrapassa a marca de 10 mil visualizações na plataforma de vídeos.

“Normalmente, os vídeos trazem o intérprete de libras no cantinho da tela. A ideia foi abrir espaço para a música acessível, colocando a intérprete no centro da tela e como protagonista do vídeo”, explicou Jacintho.

A produção de clipes com interprete em Libras foi desenvolvido com apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural, sendo realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e tem produção assinada por Felipe Cordeiro e Rafael Barone (Liniker e os Caramelows).

“A proposta dos vídeos em Libras é tornar a música acessível e fazer com que ela chegue a essas pessoas. Normalmente, os vídeos trazem o intérprete no cantinho da tela e a ideia foi colocar a intérprete no centro, como protagonista”, explicou Jacintho.

Seu primeiro disco conta também com a participação da banda Francisco el Hombre, conhecido por tocar em festivais como Lollapalooza no Brasil e Vive Latino no México, na faixa “Tem gente ficando loca”.

“A ideia do disco é referenciar os povos da América Latina e que fazem parte de uma ocupação geográfica tropical, de fartura e riquezas naturais. 'Desespero', por exemplo, é sobre o processo de dominação”, explica Jacinhto.

Ouça e Assista “Tropical Desespero” aqui

Serviço
O que: Show “Tropical Desespero” do músico Jacintho
Onde: Sesc Bauru, Av. Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia, Bauru/SP
Quando: quarta-feira, dia 30 de outubro, às 20h30
Entrada: gratuita
(com assessoria)
 
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes