25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Meio Ambiente de São Manuel reforça importância da coleta seletiva no município

A coleta seletiva do lixo tem sido um tema cada vez mais discutido pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de São Manuel. Com uma produção diária de 30 toneladas de resíduos sólidos, a municipalidade tem intensificado a importância da conscientização da população em relação ao destino destes resíduos, a fim de que se encontre uma solução que cause o menor impacto possível ao meio ambiente.

A coleta seletiva serve para organizar, de forma diferenciada, os resíduos sólidos que podem ser reciclados. Em São Manuel, esta coleta é feita por caminhões que passam nos bairros (ver listagem abaixo) em dias alternados. Os materiais coletados são enviados para a Acapel – Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis para serem separados de acordo com o tipo de material. Depois de separados, os materiais são compactados, amarrados em fardos e vendidos para as fábricas de reciclagem.

De acordo com o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, José Otávio Cella Júnior, o maior desafio é educar a população para que separe o lixo corretamente e respeite os dias e horários da coleta na sua comunidade. “Se as pessoas colocam o lixo ‘pra’ fora em dia e horário errados, gera transtornos como acúmulo e sujeira, pois na maioria das vezes acaba sendo ‘atacado’ pelos cães que ficam nas ruas. Sobre a separação, temos histórico na associação de catador que já encontrou agulhas descartáveis em meio ao material reciclável na hora da triagem, o que coloca em risco a saúde dos trabalhadores”, explica.

São Manuel conta com a coleta seletiva há 14 anos, sendo referência no gerenciamento integrado do lixo urbano. A cidade possui um aterro sanitário para depósito de lixo orgânico (úmido) e, como mencionado acima, uma associação para reciclagem do lixo inorgânico (seco).

Composição

O lixo, de acordo com sua composição química, pode ser classificado em orgânico e inorgânico. Quando resultante de restos de ser vivo animal ou vegetal, o lixo é denominado orgânico (restos de alimentos, papel higiênico e absorvente usado, casca de ovo, sementes, folhas, caule, dejetos humanos, etc.). Quando é resultado de material sem vida, inorgânico (embalagens, vidro, metal, papel, papelão, dentre outros).

Aterro Sanitário

No aterro sanitário o lixo é colocado dentro de valas forradas com lonas plásticas, compactado várias vezes por um trator e depois recoberto com uma camada de 15 a 30 centímetros de terra, evitando que atraia moscas, ratos e urubus. Os gases e o chorume resultantes da decomposição do lixo são coletados e tratados para não causar mau cheiro e contaminação do lençol freático.

Reciclagem

A reciclagem trata o lixo como matéria-prima a ser reaproveitada para fazer novos produtos e traz vários benefícios para a população, tais como: diminui a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários; diminui a extração de recursos naturais; diminui o consumo de energia; diminui a poluição; contribui para a limpeza da cidade; conscientiza os cidadãos a respeito do destino do lixo; e gera mais empregos.

Para que os programas de coleta seletiva tenham sucesso, há necessidade de permanente conscientização e adesão da população para aumentar a quantidade de material reciclável coletado.

Coleta em São Manuel

O trabalho de coleta tem início diariamente às 7h. Veja quais dias a coleta é feita em seu bairro:

LIXO ORGÂNICO

Segundas, quartas e sextas:  Av. José Horácio Mellão, Bairro Hélio Aguiar, Bairro Ragozo, Cecap, Chácara Aliança, COHABs I e II, Desm. Mazzei e Chiuffa, Jardim Alvorada, Jardim Bom Pastor I e II, Jardim Brasília, Jardim Dinkel I e II, Jardim Estoril, Jardim Melita, Jardim Ouro Verde, Jardim Pinheiro, Jardim Progresso, Jardim Santa Mônica, Jardim Santo Antônio, Jardim São José, Jardim Tereza Cristina, Parque Recreio, Recanto Ouro Verde, Residencial Irmãos Innocenti, Residencial Nova Conquista, Residencial San Marino, Vila Almeida Costa e Vila Ipiranga.

Distrito de Aparecida de São Manuel: Centro, Jardim Ana Victória, Parque Santo Antonio, Vila Ayres

Terças, quintas e sábados: Bairro Canepele, Bairro Conquista, Bairro Fulan, CDHU I, CDHU II (Cohab IV), Centro da cidade, Chácara Saltinho, COHAB III, Desm. Olinda Ciappina, Jardim Açaí, Jardim Bela Vista, Jardim Brasil, Jardim Eldorado, Jardim Planalto, Jardim Vila Rica, Parque Albatroz, Residencial Chácara São João, Residencial Eldorado, Residencial Santana, Residencial Vista Alegre, Vila Consolata, Vila Industrial, Vila Kennedy, Vila Santa E=Helena, Vila Santa Teresinha, Vila São Geraldo e Vila São Luiz.

Quintas-feiras: Chácaras Água da Rosa e Distrito Industrial

Segunda e sexta: Chácaras Catâneo Angelo

LIXO SECO

Segundas-feiras: Canepele, CDHU I e II, COHAB III, Jardim Eldorado, Jardim Vila Rica, Parque Albatroz, Residencial Santana, Vila Santa Teresinha e Vila São Geraldo.

Terças-feiras: Bairro Ragozzo, Desmembramento Mazzei e Chiuffa, Distrito de Aparecida completo, Jardim Bom Pastor I e II, Jardim Pinheiro, Jardim Progresso, Jardim Santo Antônio, Jardim São José, Jardim Santa Mônica, arque Recreio.

Quartas-feiras: Chácara Saltinho, Vila Consolata, Vila Industrial, Vila Jardim Brasil, Vila Kenedy e Vila São Luiz.

Quintas-feiras: Chácara Aliança, COHABs I e II, Jardim Ouro Verde, Residencial Irmãos Innocenti, Residencial San Marino.

Sextas-feiras: Bairro da Conquista, Bairro Hélio Aguiar, Centro, Jardim Açaí, Jardim Bela Vista, Jardim Planalto, Residencial Chácara São João, Residencial Eldorado, Residencial Nova Conquista, Residencial Vista Alegre, Catâneo Ângelo e Vila Santa Helena.

Sábados: Cecap, Jardim Alvorada, Jardim Brasília, Jardim Dinkel I e II, Jardim Estoril, Jardim Melita, Jardim Tereza Cristina, Recanto Ouro Verde e Vila Ipiranga.

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes