A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, através do convênio do Programa Comunitário de Formação Profissional (PCFP) com o Senai-SP (Serviço Nacional da Indústria), está ofertando 17 cursos de capacitação pelo sistema EAD (Ensino a Distância).
O lançamento oficial desta parceria aconteceu nesta quarta-feira, dia 1º de julho, na sede do Ceprom (Centro Profissionalizante de Marília), e contou com as presenças da secretária Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social), Wania Lombardi; do coordenador do Ceprom, Lucas Rodrigues Honorato; do vereador Marcos Rezende (presidente da Câmara Municipal); do diretor do Senai de Marília, Ronaldo Sotrate Júnior; do reitor do Univem (Centro Universitário Eurípides Soares da Rocha), Luiz Carlos de Macedo Soares; do pró-reitor de tecnologia e inovação do Univem, Prof. Dr. Elvis Fusco; do secretário de Educação, Prof. Helter Rogério Bocchi; e de Dirlene Guimarães, coordenadora de Relações Institucionais do Sesi.
Os cursos possuem carga horária entre 14 e 20 horas. Aos que concluírem dentro do prazo e atingirem as competências e critérios, além das notas necessárias, receberão sua certificação. Os alunos terão um prazo máximo de 20 dias após o início de sua turma para concluir os cursos.
Para se inscrever é preciso ter no mínimo 14 anos e estar cursando a 6ª série do Ensino Fundamental. No caso do curso de atendimento telefônico e desvendando o BIM, a idade mínima é 16 anos e o candidato precisa ter concluído o Ensino Fundamental ciclo 1.
O certificado é emitido pelo Senai e encaminhado no e-mail cadastrado pelo aluno concluinte e possuirá dados do participante, a portaria de reconhecimento da qualificação pelo MEC, a carga horária e constará também o nome da Prefeitura de Marília como empresa parceira responsável pela qualificação.
A certificação emitida pelo Senai possui grande reconhecimento em todo o território nacional.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://cutt.ly/WotbKiX , sendo que a confirmação da inscrição acontecerá por e-mail em até 10 dias.
O prefeito Daniel Alonso destacou que é mais uma oportunidade que a Prefeitura cria através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com o Senai. “O Senai é um grande parceiro nosso para a formação técnica de trabalhadores. Estes cursos poderão facilitar a entrada ou o retorno deles ao mercado de trabalho. Agradeço também ao Univem pela colaboração, proporcionando o treinamento dos profissionais que estarão ministrando os cursos”, disse o chefe do Executivo.
O diretor do Senai-SP em Marília Ronaldo Sotrate Júnior, destaca a importância desta parceria com a Prefeitura visando à empregabilidade, durante e pós pandemia. “Estes cursos ajudarão aqueles que estão desempregados a encontrar um emprego e aqueles que já estão no mercado de trabalho a manter seus postos. Eles são totalmente on-line e focados para a era do conhecimento, como Indústria 4.0, Fundamentos de logística, entre outros.”
O coordenador do Ceprom, Lucas Rodrigues Honorato, agradeceu a parceria com o Senai e informou que o Univem também está participando deste projeto. “O Univem está oferecendo a Plataforma Educacional Google For Education para capacitar os professores e a plataforma será algo permanente em todos os cursos do Ceprom, trazendo melhores condições de aprendizagem aos alunos.”
O pró-reitor de Tecnologia e Inovação do Univem, Elvis Fusco, destacou que cada vez mais a tecnologia é necessária no nosso cotidiano. “Plataforma Educacional Google For Education traz para o nosso cotidiano toda a tecnologia necessária para o treinamento de profissionais de educação.”
A secretária Wania Lombardi informou que os cursos oferecem qualificação profissional prática que será muito útil para os trabalhadores.
“Aqueles que já estão empregados terão a oportunidade de melhorarem seus conhecimentos e com isso buscar ascensão no trabalho e os desempregados terão mais uma oportunidade de qualificação para o retorno ao mercado de trabalho.”
O secretário da Educação, Helter Rogério Bocchi, lembrou que a Prefeitura em virtude da pandemia da Covid-19 já vem ministrando aulas à distância para os alunos da rede municipal de ensino e acredita que esta modalidade de curso que está sendo oferecida por esta parceria vem em um momento muito importante para a cidade. “Oferecer a qualificação profissional a distância neste momento em que há a necessidade do distanciamento social com certeza ajudará não só os trabalhados que buscam uma vaga no mercado, como aqueles que já estão empregados”.
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, destacou o papel da política na intermediação de projetos como este. “São projetos que vêm de encontro à necessidade de uma parcela de nossa população que precisa estar qualificada para entrar no mercado de trabalho e crescer dentro dele. A política serve como interlocutora entre os que precisam e aqueles que podem oferecer algum serviço que beneficia a população”.
O reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares, falou que a universidade vem cumprindo sua missão. “A vocação da Fundação Eurípides, iniciada há 52 anos, é a busca do aperfeiçoamento de todos e esta atividade, com as aulas online, estamos mais uma vez cumprindo a nossa missão maior.”
Curso ofertados
Os cursos ofertados são: Atendimento Telefônico; Consumo Consciente de Energia; Desvendando a Blockchain; Desvendando a Indústria 4.0; Desvendando o BIM; Economia Circular; Empreender SENAI; Excel Básico; Finanças Pessoais; Fundamentos da Logística; Lógica de Programação; Metrologia; Noções Básicas de Mecânica Automotiva; Preparação para o Mundo do Trabalho; Propriedade Intelectual; Segurança no Trabalho; Tecnologia da Informação e Comunicação.
Fotos: Assessoria de Imprensa PMM