19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Jaú tem cinco casos confirmados de Sarampo

Dando sequência à atualização dos números de casos de Sarampo no Município, a Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa à população que, até esta terça-feira (19), há cinco casos de sarampo confirmados.

“Lembrando que a única forma de prevenção da doença é a vacina. Crianças de seis meses de idade podem receber a dose. Adultos devem se vacinar até 59 anos. Os profissionais de saúde, independente da idade, devem estar vacinados com duas doses. Solicitamos à população que procure as unidades básicas de saúde (UBS) para verificarem as suas carteiras de vacinação e averiguarem a necessidade de tomar a vacina ou não. Mesmo quem não tem a carteira de vacina pode procurar a UBS que será feito um novo registro”, reforça a secretária Interina de Saúde, Márcia Nassif.

A Secretaria reforça que até 30 de novembro ocorre a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que, este ano, ocorre de forma seletiva. “No período de 7 a 25 de outubro, foi realizada a vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. Nesse momento, o público-alvo da campanha são adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será 30 de novembro, e as unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h. Nesta etapa, priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo”, pontua a secretária.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento da erupção cutânea até quatro dias após.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes