Entre os dias 21 e 25 de novembro, a Prefeitura Municipal de Itatinga, através da Diretoria da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, com o Diretor da VISA-E, e com apoio dos agentes sanitários participaram da Semana Estadual de Mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti e as doenças por eles transmitidas.
Em Itatinga, as ações de combate ao mosquito foram intensificadas em pontos previamente e estrategicamente mapeados, onde havia maior possibilidade de manifestação do inseto.
A equipe da VISA-E tem realizado rotineiramente notificações em residências a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito e ao mesmo tempo orientando os munícipes sobre a importância da prevenção.
Além das ações de rotina, os profissionais realizaram a distribuição de panfletos didáticos em locais com grande concentração de público. A Administração também pede que a população receba os agentes em suas residências nas visitas de rotina, para verificarem se existem foco ou criadouro para o mosquito, além de orientar o morador sobre a doença e quais são as ações de prevenção para evitá-la.
Prevenção
A única forma de se prevenir contra a doença é eliminar os locais com acúmulo de água que são propícios para a reprodução do mosquito. Algumas medidas são fundamentais:
– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
– Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;
– Guarde garrafas sempre com a boca para baixo;
– Remova galhos, folhas e tudo o que possa impedir a água de escorrer pela calha;
– Guarde pneus em locais cobertos e abrigados da chuva;
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
– Mantenha piscinas sempre limpas e cloradas.