28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Inscrições para palestra de Karina Fukumitsu devem ser feitas até quarta (28)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, abriu inscrições para a concorrida palestra da psicóloga Karina Okajima Fukumitsu, que acontece no Teatro do Colégio Sagrado Coração de Jesus, na segunda-feira, dia 2 de setembro. O encontro abre o “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio, às 19h30. A entrada é franca.

Serão distribuídos 400 convites a entidades e instituições da cidade. Outras 300 vagas estão sendo oferecidas à população em geral, porém a inscrição prévia é obrigatória.

Para se inscrever, basta acessar o link https://bit.ly/2ZkVfbO e preencher os dados solicitados. Os interessados têm até as 17h desta quarta-feira, dia 28, ou até o sistema completar o limite das 300 vagas.

Psicóloga de formação, pesquisadora por inquietação, ela é filha de uma sobrevivente à tristeza crônica e desejo de morte. Conforme comenta em suas palestras e relevou recentemente em entrevista à Folha de S. Paulo, Karina cresceu vendo a mãe tentar contra a própria vida, sem entender o fenômeno. Salvou a mãe e virou “suicidologista”.

Pós-doutora pela USP (Universidade de São Paulo) enfrentou preconceitos e aversões até no meio onde trabalhava e tornou-se autoridade científica nacional, sendo hoje uma das principais referências brasileiras na prevenção ao suicídio.

Com leveza e sensibilidade, apresenta o tema “Por que se calar se o falar é tão importante: conversando sobre suicídio”. O bate papo tem atraído profissionais da saúde e leigos, que tentam entender os mecanismos do suicídio e como desativar a bomba relógio humana.

SENTINDO NA PELE

Autora de A vida não é do jeito que a gente quer (2016); Suicídio e Luto: histórias de filhos sobreviventes (2013), Karina fala dos sinais de alerta, da existência de múltiplos fatores de risco, da incompreensão à pessoa com ideias suicida e o quanto a sociedade precisa avançar, para que vidas sejam salvas.

A psicóloga defende uma reconexão do indivíduo à sua realidade que, por vezes, é frustrante em algum aspecto.

ENGAJAMENTO

A iniciativa de trazer a palestra é do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, sob a liderança da psicóloga Simone Alves Cotrin Moreira e apoio do secretário Ricardo Mustafá. A pasta é responsável pelas políticas públicas e administra parte dos serviços de assistência à pessoa em sofrimento psíquico, na cidade.

O objetivo é empoderar profissionais e também pessoas da comunidade para a prevenção, que começa dentro de casa e nos ambientes de convívio social. “Nossa gratidão ao secretário Ricardo Mustafá e ao prefeito Daniel que estão encarando esse tema com a seriedade necessária. Será uma grande oportunidade de aprender”, declarou Simone.

A psicóloga lembra que a Secretaria da Saúde tem defendido mais diálogo, mais participação, mais comprometimento. “Esse problema não é do Poder Público, tampouco uma questão de Marília. A valorização da vida é um desafio para toda a sociedade”, disse.

A psicóloga agradeceu ainda à direção do Colégio Sagrado Coração de Jesus, pela parceira a acolhimento do evento. O local dispõe de 690 lugares, que devem estar lotados no próximo dia 2.

PARCERIAS

O “Setembro Amarelo” é realizado em Marília por várias organizações, entidades, instituições, apoio de empresas e da sociedade em geral. Durante o mês serão diversos eventos, tendo a valorização da vida como tema. A Secretaria Municipal da Saúde participa da articulação e incentiva as ações.

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO

Marília conta com vários serviços de Saúde Mental e apoio à vida, como o Caps Com-Viver (atendimento adulto, exceto casos de drogas), Caps-i (Infantil) Catavento, Caps AD (Álcool e outras drogas), entre outros. A rede básica de saúde também realiza programas para fortalecer vínculos de convivência e valorização da vida.

A organização CVV–Centro de Valorização da Vida – está disponível para atendimento telefônico (dique 188) para pessoas que desejam conversar, com total sigilo e respeito, sem serem julgadas e nem identificadas.

Em caso de emergência, a rede também conta com serviços como o Samu (192), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na zona norte e o PA (Pronto Atendimento) da zona sul. Casos devidamente classificados por um médico também podem ser encaminhados aos hospitais da cidade.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes