A Prefeitura de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, através do Ceprom (Centro Profissionalizante de Marília), e o Senac Marília (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) abrem as inscrições nesta quarta-feira, dia 7 de agosto, para os cursos profissionalizantes de Auxiliar de Escritório, Cuidador de Idosos e Empreendedor em Pequenos Negócios com 30 vagas cada.
Os interessados devem comparecer com cópia do RG, CPF e comprovante de escolaridade ao Ceprom, que fica na rua Catanduva, 611, bairro Alto Cafezal, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Os cursos são ofertados através de convênio firmado entre a Prefeitura de Marília e o Senac, que oferece toda a metodologia, professores, materiais e a certificação, enquanto a Prefeitura é responsável pela estrutura.
O objetivo do programa é abastecer o mercado de trabalho, principalmente em áreas em que há demanda de mão de obra qualificada, além de oferecer ao cidadão políticas e serviços que garantam sua colocação no mercado de trabalho de forma competitiva e gratuita.
Para a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, a qualificação profissional é fundamental para o ingresso no mercado de trabalho, pois cada vez mais os empregadores necessitam de profissionais atualizados e familiarizados com as novas ferramentas tecnológicas e métodos disponíveis para aumento da produtividade.
“É um fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho, sendo ainda, de suma importância aos que buscam manter a posição ocupada, alimentando chances reais de crescimento. Neste sentido as parcerias e convênios são de grande importância para ofertar este serviço à população de forma gratuita. Através deste convênio com o Senac, o município poderá ofertar diversas oportunidades de qualificação gratuita”, disse a secretária.
SOBRE OS CURSOS
Curso: Auxiliar de Escritório
Carga Horária: 160 horas
Início: 20/08
Término: 26/11
Dias: 3ª, 5ª e 6ª
Horário: 14h às 18h
Público-alvo: O curso destina-se a jovens que buscam desenvolvimento profissional, que tenham interesse em adquirir conhecimentos relativos a rotinas e processos básicos de escritório e inserir-se no mundo do trabalho.
Pré-requisito: Idade: de 14 a 21 anos. Os pré-requisitos, como idade máxima e comprovação de escolaridade, poderão ser flexibilizados no caso de jovem com deficiência (§§ 5º e 6º do artigo 428 e artigo 433 da Consolidação das Leis do Trabalho).
Descrição: Proporcionar formação profissional inicial de jovens em rotinas de escritório e fornecer conhecimentos básicos para uma atuação proativa na busca de um emprego e para o exercício de suas funções. Para tanto, o curso trata não apenas das rotinas de escritório, mas também do desenvolvimento de competências em língua portuguesa e matemática, visando aprimorar seu domínio da comunicação e permitir que o jovem assimile, associe, compare e perceba as relações que existem entre as operações matemáticas e o dia a dia, como administrar as economias, decidir sobre a prioridade de gastos e adquirir itens necessários.
Curso: Empreendedor em Pequenos Negócios
Carga Horária: 160 horas
Início: 26/08
Término: 30/10
Dias: 2ª a 6ª
Horário: 19h às 22h30
Público-alvo: Empreendedores formais, empreendedores informais e pessoas interessadas em montar um empreendimento.
Pré-requisito: A participação nas atividades previstas requer habilidades de leitura, escrita, raciocínio lógico, raciocínio matemático e capacidade de abstração. Cursando ensino médio e idade mínima17 anos
Descrição: Formar profissionais capazes de elaborar o plano de negócios para um empreendimento de geração de trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável.
Curso: Cuidador de Idoso
Carga Horária: 160 horas
Início: 02/09
Término: 29/10
Dias: 2ª a 6ª
Horário: 8h às 12h
Público-alvo: Pessoas que queiram ou necessitam cuidar de idosos.
Escolaridade: Ensino fundamental completo e idade mínima 18 anos
Descrição: Formar profissionais que irão auxiliar na promoção do envelhecimento saudável, considerando as características do idoso e as orientações da equipe multiprofissional, atuando para um menor comprometimento funcional, preservando e valorizando a ética, convivência social e familiar, bem como a independência e autonomia do idoso.
Para mais informações entre em contato com Ceprom pelos telefones (14) 3454-0976 ou (14) 3413-7008.
(com assessoria)