26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Idoso é fotografado esperando ambulância deitado em banco de concreto na Unesp

Uma reclamação dá conta que um idoso de 79 anos precisou esperar o serviço de ambulância em um banco de cimento, na Unesp de Botucatu, até conseguir voltar à sua cidade, Laranjal Paulista. O caso teve grande repercussão nas redes sociais, na quarta-feira (13).

De acordo com informações, o idoso ficou ali porque a ambulância da Prefeitura demorou a chegar e não havia lugar para que ele aguardasse no Hospital das Clínicas, onde todos os leitos estariam tomados.

Um relato que chegou a Márcio Garpelli, morador de Laranjal, dá conta que o idoso vai 3 vezes por semana para Rubião Jr. com a ambulância de Laranjal Paulista para fazer hemodiálise e segundo informações já faz 3 anos que ele vive essa mesma rotina: sai às 6 horas da manhã, faz a hemodiálise que acaba por volta das 9 horas; às vezes espera um pouco mais e a ambulância já volta com ele. Sempre vai acompanhado de uma senhora que tem 78 anos e tem problema no coração.

Mas, nessa terça-feira (12), ele teria ficado até quase 18 horas em Rubião Jr. esperando a ambulância ir buscá-lo – e como se não bastasse a demora – diz a denúncia, o hospital não pode ficar com o idoso em um quarto ou maca devido a quantidade de pacientes todos os dias no local, o que segundo os denunciante, é compreensível, só que nessa terça-feira o idoso de 79 anos que tem problemas para se locomover teve que ficar deitado no banco de cimento do lado de fora. Isso das 9 até quase às 18 horas, esperando a ambulância.

O OUTRO LADO
Márcio Garpelli também disse que um responsável entrou em contato e informou que esse senhor precisou ser exposto a um outro tratamento que durou um tempo maior e esperou pouco mais de 1 hora pela ambulância. O fato dele ter ficado do lado de fora teria sido determinação do hospital. A reportagem do Agência14News procurou a Prefeitura de Laranjal Paulista.

SETOR DE AMBULÂNCIA DIZ SER MENTIRA A DEMORA
O setor de ambulância de Laranjal Paulista foi procurado, conversou com a reportagem, e preferiu dar uma resposta oficial depois sobre o assunto. O site chegou a publicar a explicação extraoficial, mas a prefeitura disse que prefere dar uma versão definitiva em breve, por isso a nota esclarecendo o fato foi retirada do ar pelo Agência14news.

O caso também foi enviado pelo site Agência14News para análise do Hospital das Clínicas. Segundo o HC, são atendidos, em média, 100 pacientes por dia no Setor de Hemodiálise do HC. “São 35 pessoas em cada um dos três turnos diários. Assim que termina o procedimento, os pacientes são liberados e não podem permanecer no leito, pois outro usuário aguarda pelo atendimento. A partir de então, ele pode voltar para casa”, informou o hospital em nota.

FILHA DO IDOSO DIZ QUE DEMORA FOI DE QUASE 4 HORAS
Marcia Santa Rosa, filha do idoso, comentou o assunto publicado na página de Marcio Garpelli em uma rede social, dizendo que houve demora. Depois que ligou, a ambulância que poderia chegar uma hora depois demorou, segundo ela, cerca de 3h40. “Estava com ele ontem em Rubião. Ele faz hemodiálise três vezes por semana. Saí de casa às 5 horas da manhã que a hemo começa às 7 horas e termina 11 horas. Quatro horas de hemodiálise. Ontem liguei para setor de ambulância às 14:04 que ele estava liberado. Isto está registrado no meu celular. Não liguei na Santa Casa, foi na garagem da ambulância. A ambulância apareceu às 17:45. Isto não é a primeira vez que acontece”, comentou.

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes