Teve início nesta quinta-feira (21), um dos mais importantes projetos de difusão e formativo da cultura Hip-Hop do estado: O Hip-Hop Interior. Um dos fundadores da cultura Hip-Hop no Brasil, Thaíde, apresentará um Pocket Show com seus sucessos na cidade de Tupã/SP.
Hip-Hop Interior acontecerá até domingo (24), com intensa programação em Marília e Tupã. (Veja programação no final). Em Marília, a programação conta com apoio da Secretaria Municipal da Cultura.
Grupos, coletivos, produtores, gestores culturais, lideranças culturais e comunitárias, empreendedores, pesquisadores e artistas do segmento são o público alvo no seminário que se torna um encontro estadual de discussão, elaboração e formatação de políticas públicas para o Hip Hop, com atividades de acesso gratuito e censura livre, participação.
É uma ferramenta democrática, interativa e efetiva na promoção das principais demandas da cultura Hip-Hop e para o seu desenvolvimento, como tema: “A Construção de uma Política para o Hip-Hop”.
Thaíde é considerado a cara do povo brasileiro, é rapper, compositor, apresentador, repórter, produtor e ator de renome no Brasil e no exterior. Além de ser multitarefa, Thaíde é um homem simples e simpático que possui grande responsabilidade social por ser um porta-voz da periferia e representante da massa na TV brasileira. Um dos fundadores da cultura Hip-Hop no Brasil não apenas pela obra musical, mas também responsável por levar o gênero ao rádio e à televisão.
Na telinha, Thaíde substituiu Kl Jay no comando do Yo! Mtv Raps, posteriormente apresentou o programa Manos & Minas, da TV cultura, e emprestou a voz ao Metro Black, da rádio metropolitana.
Na TV Globo, o rapper interpretou o personagem Marcelo Diamante, da série Antônia (2006/2007); do programa “A Liga”, da TV Bandeirantes (2010/2017); e fez parte da bancada de jurados do programa Canta Comigo da TV Record (2018).
“É uma oportunidade de fazedores de Hip-Hop verem, escutarem, prestigiarem e aprenderem: Markão II – Rapper do grupo DMN, Beto Teoria, Presidente da Nação Hip Hop Brasil e Betinho Zulu – Membro da nação Universal Zulu Nation. Agradeço novamente meus parceiros, secretarias de cultura de Tupã e Marília pelo apoio e Proac/SP – Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa”, disse Marisa da Silva, Gestora geral do Projeto.
PROGRAMAÇÃO
Data: 22/03 (Sexta)
MESA DE BATE PAPOS
Entrega de homenagens de reconhecimento
Apresentações e Pocket shows.
Local: Teatro Municipal de Marília
Horário: das 19h às 23h
Data: 23/03 (Sábado)
MESA DE BATE PAPOS e DEBATE DE CONCLUSÃO
Entrega de homenagens de reconhecimento
Local: Espaço das Artes em Tupã
Horário: Das 14h às 18h.
Data: 23/03 (Sábado)
Batalha de Rimas – Graffiti – Exposição
Desfile – Raps da Região e Pocket Show Com Thaíde
Local: Praça do Estádio em Tupã
Horário: Das 19h às 22h.
24/03 (Domingo)
Batalha da Moeda – Breaking 1X1 + Seven To Smoke Octógono
Premiação em Dinheiro
Bate papos e Exposição
Local: Espaço das Artes em Tupã
(com assesoria)