19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Final de semana terá 9º Encontro Histórico-Ferroviário de Bauru

A Secretaria Municipal de Cultura e o Museu Ferroviário Regional de Bauru realizam no próximo final de semana o 9º Encontro Histórico-Ferroviário de Bauru. O evento será na gare da Estação das Artes (antiga Estação Ferroviária Central), com entrada pelo Museu Ferroviário Regional, no sábado (23), das 9h às 17h, e no domingo (24), das 9h às 16h. A entrada é gratuita.

O encontro contará com lojas de ferreomodelismo, exposição da Maria Fumaça, maquetes e objetos de ferreomodelismo, opções de alimentação, exposições e apresentações culturais, entre outras. O Museu Ferroviário também ficará aberto para visitação durante o evento. 

O objetivo do 9º Encontro Histórico-Ferroviário de Bauru é valorizar a história da cidade, além de destacar a relevância que a ferrovia teve para o desenvolvimento do município. 

Data comemorativa 
O dia 27 de setembro foi instituído como o “Dia da Ferrovia em Bauru” pelo Decreto Lei nº 4819, de 26 de setembro de 1986, lembrando a data da partida do primeiro trem da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil para Jacutinga, hoje cidade de Avaí, em 1906. Por esse motivo, o evento é realizado próximo à data comemorativa. 

O encontro também integra a 11ª Primavera dos Museus, evento de caráter nacional promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). A 11ª Primavera dos Museus acontece do dia 18 ao dia 24 de setembro, semana em que mais de 900 museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais, como eventos, visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outros. 

O tema desta edição é “Museus e suas memórias” e promove “a importância da valorização da memória institucional como elo essencial nessa ampla cadeia de sentidos, em contínua transformação, que é a memória construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais – e que tem no museu um importante ponto de conexão”, de acordo com a divulgação do IBRAM. 

O Museu Ferroviário 
O Museu Ferroviário Regional de Bauru é uma instituição vinculada ao Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura. Sua missão é preservar, através da conservação, estudo e comunicação, os testemunhos materiais e imateriais relacionados ao surgimento, trajetória e atuação das três empresas ferroviárias – Companhia Paulista, Estrada de Ferro Sorocabana e Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – que se instalaram no município de Bauru. 

SERVIÇO 
9º Encontro Histórico-Ferroviário de Bauru 
Datas: sábado (23), das 9h às 17h, e domingo (24), das 9h às 16h 
Local: Estação das Artes – Praça Machado de Mello 
Museu Ferroviário Regional de Bauru – Rua Primeiro de Agosto, quadra 1 
Telefone: (14) 3212-8262 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes