Nos dias 17, 18 e 19 de maio acontecerá a 1ª REAB – Feira de Reabilitação de Bauru. O evento será realizado no Sesi, unidade do Horto, da cidade, e tem o objetivo de se tornar um ponto de encontro no interior de São Paulo para ampliar a troca de informações sobre tudo o que envolve a pessoa com deficiência.
A entrada será 1 litro de leite integral e a arrecadação será doada para instituições locais. As inscrições podem ser feitas pelo site da feira. A abertura oficial acontecerá no dia 17 de maio com uma apresentação cultural para autoridades, representantes de órgãos, instituições relacionados à pessoa com deficiência e público em geral.
Nos dias 18 e 19, das 8h às 18h, a REAB trará uma programação de palestras e workshops diversificada para mostrar algumas das possibilidades que envolvem a vida da pessoa com deficiência.
No sábado de manhã, as temáticas estarão ligadas às terapias de habilitação e reabilitação, entre elas, a importância da intervenção precoce; a abordagem da estimulação transcraniana no processo da reabilitação motor, cognitiva e da fala e os avanços da Comunicação Alternativa no Brasil.
No período da tarde, irão acontecer os workshops sobre os sentimentos dos irmãos de crianças com deficiência; a música como recurso para a reabilitação de crianças; práticas inclusivas na educação infantil e sobre o tratamento com fitoterápico para a espasticidade, este último somente para profissionais. A tarde ainda irá contar com palestras como o design pode contribuir para a inovação social; sobre inclusão escolar e sobre políticas públicas com a Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.
O domingo irá começar falando sobre esportes adaptados e, além da presença do time de goalball da cidade, ABDA (Associação Bauruense de Desportos Aquáticos), Projeto Inspara de São Paulo de nado sincronizado para pessoas com deficiência e o paratleta, Juliano Alves, que deu o primeiro chute com o exoesqueleto na Copa de 2014, também contará com o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Ivaldo Brandão Vieira.
Os workshops do domingo terão temas como fisioterapia pélvica na bexiga e intestino neurogênico; empreendedorismo feminino; libras e os aspectos relevantes sobre os direitos que envolvem os responsáveis de pessoa com deficiência. O evento ainda receberá a palestra da publicitária e fotógrafa Kica de Castro, que tem uma agência de modelos apenas para profissionais com alguma deficiência.
O encerramento reunirá histórias de vida e inspiração de mães que estão à frente de projetos e ações relacionados à pessoa com deficiência. A REAB ainda terá um espaço com estandes de produtos e serviços. Os visitantes poderão ter contato direto com equipamentos como coletes de retificação postural; cadeiras de rodas motorizadas; recursos de tecnologia assistiva; cuidados com necessidades íntimas de saúde relacionados à estomia, urologia e incontinência; adaptação de carro e tirar dúvidas para aquisição de veículos.
Além disso, irão conhecer um marketplace (plataforma online), que conecta fornecedores de produtos, informações e família de pessoas com deficiência. Terão acesso a brinquedos adaptados para parques, descobrirão quais os benefícios e como funciona o atendimento multidisciplinar para a pessoa com deficiência e ainda conhecerão os recursos de uma sala sensorial.
A feira irá contar com a participação de instituições locais, que atendem pessoas com deficiência; do Sebrae, tirando dúvidas sobre empreendedorismo; os profissionais e residentes do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho), da USP/Bauru, dando orientações sobre saúde auditiva. Ainda serão oferecidas oficinas de musicalização infantil para crianças com deficiência e de atividades circenses adaptadas.
O evento também terá a exposição de trabalhos acadêmicos na “1ª Mostra REAB”. O resultado dessas vivências pretende contribuir diretamente no acesso à habilitação e reabilitação mais adequado e pronto, na ampliação do olhar sobre a acessibilidade e inclusão e, assim, na qualidade de vida das pessoas com deficiência, suas famílias e atualização e intercâmbio de informações entre os profissionais da área e comunidade em geral.
A REAB tem o propósito de se tornar uma referência bienal no interior de São Paulo para a troca de informações sobre deficiência a partir de 2020, quando acontece a sua segunda edição.
Serviços
ª REAB – Feira de Reabilitação de Bauru
Dias: 17, 18 e 19 de maio
Local: Sesi – Horto, Bauru/SP (Rua Profª Zenita Alcântara Nogueira, 1-67 – Vila Triagem)
Horário dia 17: 19h30 às 22h (somente abertura)
Horários dias 18 e 19: 8h às 18h
Entrada: 1 litro de leite integral (doação espontânea e que será entregue para instituições locais)
Inscrições Para a 1ª REAB: www.reabbauru.com
Para os workshops e oficinas: www.reabbauru.com/workshopseoficinas
Para a 1ª Mostra REAB: www.reabbauru.com/mostra
(com assessoria)