A equipe do Zoológico Municipal de Bauru celebra o nascimento de mais um filhote de Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus), animal típico da América do Sul que está em extinção.
Segundo Luiz Pires, diretor do zoológico, outros dois filhotes já haviam nascido no ano passado e estão seguindo para formação de novos núcleos de reprodução em São Carlos e Guarulhos para garantir a formação de uma população “reserva” da espécie. Nascido sob cuidados humanos, os animais, se necessário, podem ser reintroduzidos em áreas seguras no ambiente natural.
Animal característico do cerrado brasileiro, o Lobo Guará é constantemente perseguido pelo homem, principalmente em propriedades rurais. Apesar de ser naturalmente tímida e fugir na maioria das vezes em que avista algum ser humano, a espécie é alvo de diversas crenças populares e lendas que os retratam de maneira agressiva e perigosa, fazendo com que estes animais se tornem indesejáveis e sejam vistos como ameaça.
Além disso, atropelamentos representam mais uma ameaça à espécie. No ano passado, em um raio de 10km do Zoológico Municipal, três indivíduos adultos perderam a vida dessa maneira.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)