O programa municipal de educação ambiental “Quando Acaba a Pilha”, desenvolvido pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, da Prefeitura de Lençóis Paulista, demonstrou bons resultados conforme balanço realizado nas escolas municipais e particulares do município, onde existem urnas coletoras para este tipo de material perigoso.
Lençóis Paulista possui mais de 80 pontos de coletas de pilhas e baterias usadas e esgotadas, no comércio, escolas e instituições, desde que o programa “Quando Acaba a Pilha” foi idealizado por alunos da Cooperelp e implantado pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, há dez anos.
Hoje, o programa já se tornou regional, pois por meio de uma articulação intermunicipal proposta pelo Programa Município Verde Azul, a iniciativa se estendeu para os municípios de Agudos, Borebi, Macatuba e Pederneiras.
Anualmente é realizada a retirada e transporte dessas pilhas e baterias pela ABINEE (Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos), e posteriormente destinados à empresa SUZAQUIM, no município de Suzano-SP, recicladora de pilhas e baterias para a indústria química. Anualmente são coletadas cerca de 2 toneladas de pilhas e baterias entre os municípios participantes.
É importante a conscientização da população para o descarte correto de pilhas e baterias usadas e esgotadas, pois na composição desses produtos existem metais pesados como cádmio, lítio e chumbo, entre outros, que se forem descartados no lixo comum ou de forma inadequada poderão contaminar o ecossistema, desde solo, água, animais, vegetação, e causar danos à saúde humana, uma vez que são componentes cancerígenos.
“A responsabilidade é de todos! As ações educativas são realizadas pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente e rede municipal de ensino, porém para o próximo ano letivo as ações deverão ser intensificadas”, comentou o educador ambiental Helton Damacena.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)