18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Defesa Civil realiza inspeção de represas localizadas acima do município

A Defesa Civil do Município de Pederneiras realizou neste final de semana um trabalho de inspeção de 28 represas que fazem parte da bacia do Ribeirão Pederneiras e que estão situadas a montante, ou seja, acima do município. O objetivo da Defesa Civil foi identificar a situação das represas e, com isso, evitar possíveis desastres provocados neste período de aumento das chuvas.

Foram vistoriadas as condições do aterro, os vertedouros e o mapeamento das represas. Todas as informações coletadas serão utilizadas para elaborar um laudo de vistoria que será encaminhado para o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo – DAEE, responsável por fiscalizar os cursos d'água do Estado.

“É uma das etapas de um trabalho que estamos fazendo para a mitigação de desastres em Pederneiras. São várias frentes de trabalho e as vistorias das represas são muito importantes, pois elas são afluentes do Ribeirão Pederneiras, que corta a cidade. Ou seja, as represas precisam estar em boas condições para que não rompam e causem problemas para o nosso município em dias de chuva forte”, explica o coordenador da Defesa Civil de Pederneiras, Sílvio Aparecido Bueno.

Além desse trabalho de inspeção das represas situadas acima do município, outras medidas emergenciais estão sendo tomadas a partir de hoje, segunda-feira, dia 03. Entre elas, limpezas das bocas de lobo do município, começando pelo bairro Cidade Nova; recuperação das ruas do condomínio Recreio dos Paturis; a roçagem da vegetação lateral das partes mais críticas do Ribeirão Pederneiras e a limpeza da vegetação do Córrego Monjolo que, inclusive continua em obras. Iniciada nos primeiros meses deste ano, as obras são de alargamento do Monjolo, reparando o revestimento do leito e o sistema de contenção das laterais, dando maior vazão para o córrego. O investimento, de R$ 600 mil, já está em seu estágio final e o local não foi afetado pelas últimas chuvas.

A força-tarefa programada pela Prefeitura também inclui a recuperação do acesso Pedro Lopes Torres (via de acesso a Itatingui / Pedreira Fortaleza), que ficará interditado por 15 dias para substituição dos antigos tubos da ponte por aduelas, para aumentar sua vazão.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes