24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Curso do Senac mostra o mundo teatral além dos palcos

Ao contrário do que muitos pensam, o profissional de teatro não precisa trabalhar apenas no palco, sob os holofotes. A carreira nessa área é muito mais ampla e, dependendo da formação do profissional, possibilita o trabalho em todos os tipos de espetáculos, desde teatro de bonecos até atuação em televisão, cinema e peças publicitárias.

Ainda permite o exercício como professor de artes nas escolas do ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares, além de poder desenvolver projetos relacionados à animação cultural, sejam de cunho terapêutico ou social.

No entanto, segundo Rachel Trambaioli Machado, docente da área de comunicação e artes do Senac Marília, para a atuação profissional é necessário ter o DRT, registro concedido pela Delegacia Regional do Trabalho. “Ele é obrigatório para o exercício da profissão e assegura a formação do artista no ramo da atuação. Além de ser um pré-requisito para a inscrição tanto em diversos editais quanto para audições em programas de TV e participação em festivais.”

Montagem teatral

Com o intuito de estimular ainda mais a cultura teatral, alunos do curso Técnico em Teatro do Senac Marília desenvolveram um projeto inspirando-se, dentre vários textos, nas palavras de Antônio Conselheiro, figura histórica que liderou milhares de camponeses, índios e escravos recém-libertos no que ficou conhecida como a Guerra dos Canudos.

A montagem inspirada na trajetória de Antônio Conselheiro foi desenvolvida ao encontro da proposta pedagógica do curso. O processo aconteceu juntamente ao Projeto Integrador, uma estratégia de ensino-aprendizagem cujo objetivo é proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os assuntos abordados durante a qualificação, no qual o tema era o teatro como perspectiva de crítica social.

“Os alunos ainda se empenharam em estudar os personagens que se destinavam a retratar, também por meio de xilogravuras que pudessem inspirá-los na construção corporal quando estivessem em cena. Os ensaios foram diários e duraram cerca de dois meses”, explica Rachel.

Cursos na área

Para os interessados em exercer a profissão de ator, o Senac Marília oferece o curso Técnico em Teatro, que habilita o profissional para trabalhar nos palcos, cinema ou televisão, além de fornecer o DRT – registro obrigatório para o exercício da profissão.

Para mais informações e matrículas, acesse o Portal Senac.

Serviço
Técnico em Teatro
Data: 9 de março de 2020 a 30 de março
Horário: segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30

Senac Marília
Local: Rua Paraíba, 125 – Centro – Marília/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/marilia

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes