A Polícia Civil foi acionada para investigar contaminação na água no setor de diálise do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu.
Uma nota foi emitida pelo hospital:
“O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) informa que sua Unidade de Diálise, referência em procedimentos dialíticos no estado de São Paulo desde 1982, segue com rigidez e diariamente todos os protocolos, portarias e padronizações de conduta que priorizam a segurança do paciente.
Antes de iniciar as sessões na manhã de hoje, ao analisar a qualidade da água usada para o tratamento de hemodiálise na Unidade, foi constatado que a mesma estava contaminada com ácido peracético, substância usada regularmente no setor para esterilização.
As 100 sessões de hemodiálise agendadas para este sábado foram imediatamente canceladas, e todas as medidas cabíveis foram tomadas para apuração do fato. A água da Unidade já foi recuperada e as sessões serão retomadas normalmente a partir de amanhã. O HCFMB reitera que nenhum paciente foi prejudicado.
A missão do HCFMB é trabalhar todos os dias com foco em humanização e principalmente na segurança do paciente. Medidas legais foram tomadas e a Policia Civil de Botucatu investiga o caso. O HCFMB está à disposição para colaborar nas investigações e não tolera nenhuma ação que coloque em risco a saúde pública.
Sessões de hemodiálise diárias: cerca de 110/dia
Att,
Assessoria de Imprensa do HCFMB”.
(Com assessoria).