Entre os dias 19 e 21 de setembro, o evento recebe 19 palestrantes que debaterão sobre inovações, pesquisas, desenvolvimento de produtos na área de Tecnologia Assistiva e o acesso da população a esses recursos. O CBTA e ERAPD 2018 contam com o importante apoio da Secretaria Municipal de Saúde
Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, a SORRI-BAURU e a UNESP Bauru realizam o II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (CBTA) & II Encontro Regional de Atenção à Pessoa com Deficiência (ERAPD) que, nesta edição, conta com diversas parcerias e apoios importantes.
O evento acontecerá no auditório da USC (Universidade do Sagrado Coração de Bauru) e tem como objetivo apresentar inovações, disseminar a pesquisa, desenvolvimento de produtos de Tecnologia Assistiva e o acesso da população a esses recursos. Na oportunidade, 19 palestrantes falarão sobre mobilidade e acessibilidade, educação, métodos e inovação em tecnologia assistiva e reabilitação, órteses e próteses e outros conteúdos relacionados.
Além da UNESP Bauru e da SORRI-BAURU, a organização do evento conta com a USC (Universidade do Sagrado Coração), o Laboratório de Ergonomia e Interfaces e a Pós-Graduação de Design da UNESP de Bauru. Universidades Federais e Estaduais com cursos relacionados ao tema também são parceiras, e diversas organizações privadas e públicas dão apoio à realização.
Já, na seção parceiros, a lista também é grande e reforça a importância do evento. São eles: SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Bauru), RPDTA (Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva, USC (Universidade do Sagrado Coração), UFPR (Universidade Federal do Paraná), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
O II CBTA e II ERAPD contam também com o importante apoio e patrocínio de VCI Brasil, Lume Light Comunicação Visual, Empório Mais Comunicação Integrada, CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
AGENDA
19 DE SETEMBRO
7h | 8h30 – Recepção
8h30 | 9h – Sessão Solene de Abertura
9h | 9h45 – Conferência 1 – Profª Drª MARIA LÚCIA OKIMOTO – UFPR/Curitiba (PR)
Tema: Desafios do Ensino e da Pesquisa em Tecnologia Assistiva nos cursos de Engenharia e Design
9h45 | 10h30 – Conferência 2 – Profª Drª VALÉRIA MEIRELLES CARRIL ELUI – USP/Ribeirão Preto (SP)
Tema: Inovação aplicada a projetos de órteses de membros superiores
10h30 | 11h – Coffee Break
11h | 12h – Mesa Redonda 1 – JOSÉ AGUIOMAR FOGGIATTO – UTFPR /Curitiba (PR)
Tema: Utilização de tecnologias de baixo custo para o desenvolvimento e fabricação de órteses 12h | 13h30 – Almoço
13h30 | 13h40 – Case de Sucesso SORRI – 1
13h40 | 14h20 – Conferência 3 – ODÍLIA BRÍGIDO DE SOUSA – Coordenadora Geral da Saúde da Pessoa Com Deficiência/Ministério da Saúde-Brasília (DF)
Tema: Políticas Públicas voltadas às pessoas com deficiência
14h20/15h – Conferência 4 – Prof. PhD JOSÉ EVANDRO RODRIGUES GUIMARÃES – Coordenador de Tecnologia Assistiva/ Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência-Ministério Direitos Humanos – Brasília (DF)
Tema: Tecnologia Assistiva e o Governo Federal
15h/16h – Mesa Redonda 2 – Ms JOSÉ EDUARDO FOGOLIN PASSOS – Secretário Municipal de Saúde – BAURU (SP)
Tema: As políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e o acesso de usuários do SUS à tecnologia assistiva
16h/17h – Sessões Técnicas
17h/18h – Apresentação Cultural/Abertura
20 DE SETEMBRO
8h30 | 9h – Recepção
9h | 9h45 – Conferência 5 – Profª Draª CARLA DA SILVA SANTANA – USP/Ribeirão Preto (SP)
Tema: Gerontecnologia
9h45 | 10h30 – Conferência 6 – Prof. Dr. ANSELMO FRIZERA NETO – UFES/Vitória (ES)
Tema: Pesquisa e desenvolvimento em reabilitação e compensação funcional 10h30 | 11h – Coffee Break
11h | 12h – Mesa Redonda 3 – Prof. Dr. JOSÉ MARQUES NOVO JÚNIOR – USP/São Carlos (SP)
Tema: Os desafios para inovar e empreender o conhecimento em Tecnologia Assistiva 12h | 13h30 – Almoço
13h30 | 13h40 – Case de Sucesso SORRI – 2
13h40 | 14h20 – Conferência 7 – Ms RITA DE CASSIA RECKZIEGEL BERSCH – Assistiva – Tecnologia e Educação/Porto Alegre (RS)
Tema: Tecnologia Assistiva como Serviço: uma Visão Interdisciplinar Centrada no Usuário
14h20/15h – Conferência 8 – Profª Draª DÉBORA DELIBERATO – UNESP/Marília (SP)
Tema: Comunicação Alternativa – suporte para o desenvolvimento da linguagem para as crianças e jovens com deficiência 15h/16h – Mesa Redonda 4 – Prof. Dr. EUGÊNIO ANDRÉS DIAZ MERINO e GISELLE SCHMIDT ALVES DIAZ MERINO – UFSC/Florianópolis (SC)
Tema: Conectando Saberes em Projetos de Tecnologia Assistiva: contribuições e reflexões com foco no Ser Humano 16h/16h30 – Coffee Break
16h30/18h – Sessões Técnicas
21 DE SETEMBRO
8h30 | 9h – Recepção
9h | 9h45 – Conferência 9 – Profª Doutoranda MARTINHA CLARETE DUTRA DOS SANTOS – Londrina (PR)
Tema: O direito das pessoas com deficiência à educação inclusiva
9h45 | 10h30 – Conferência 10 – Prof. Dr. ÉDER PÍRES CAMARGO – UNESP/Ilha Solteira (SP)
Tema: Tecnologia assistiva em ensino de física numa perspectiva inclusiva: transformação ou adaptação curricular? 10h30 | 11h – Coffee Break
11h | 12h – Mesa Redonda 5 – Prof. Dr. MARCELO GITIRANA GOMES FERREIRA – UDESC/ Florianópolis (SC)
Tema: Avaliação da Satisfação e das Emoções no uso de Tecnologia Assistiva por meio de Parâmetros Fisiológicos
12h | 13h30 – Almoço
13h30 | 13h40 – Case de Sucesso SORRI – 3
13h40 | 14h20 – Conferência 11 – PATRÍCIA DE CAMPOS COUTO – DECIT – Departamento de Ciência e Tecnologia/Ministério da Saúde – Brasília (DF)
Tema: Investimentos realizados pelo DECIT do Ministério da Saúde em pesquisas que auxiliem na promoção da saúde da pessoa com deficiência
14h20/15h – LÍGIA MARIA CARVALHO DE AZEVEDO SOARES – Coordenadora da Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência – Secretaria Estadual de Saúde de SP e do Grupo Condutor Estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência
Tema: Tecnologia assistiva e o acesso para usuários do SUS – a realidade em São Paulo 15h/16h – Mesa Redonda 6 – Prof. Dr. CARLOS ALBERTO FORTULAN – USP/São Carlos (SP)
Tema: Propriedade Intelectual e Industrial com vistas à Tecnologia Assistiva
16h/16h30 – Coffee Break
16h30/17h30 – Sessões Técnicas
17h30/18h – Encerramento
História do CBTA e ERAPD
Em 2016, foi realizada em Curitiba a primeira edição do Congresso Brasileiro de Tecnologia Assistiva – CBTA, ação promovida pela Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva: ações integradas entre Engenharia Mecânica e Design – RPDTA, que tem por finalidade fomentar e consolidar a área de Pesquisa em Tecnologia Assistiva por meio da formação de uma rede de cooperação entre renomadas instituições de ensino brasileiras.
No mesmo ano, aconteceu em Bauru o I Encontro Regional de Atenção à Pessoa com Deficiência (ERAPD), promovido pela SORRI-BAURU em parceria com a UNESP, Secretaria Municipal de Saúde de Bauru e Universidade do Sagrado Coração – USC. Na edição, foram mais de 400 participantes de Bauru e outras 27 cidades da região. O evento gerou também a construção conjunta da “Carta de Bauru em defesa do SUS”, um documento em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da ampliação e aprimoramento das ações e articulação da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência no âmbito regional, enviada às autoridades governamentais, conselhos de saúde e parlamentares do País.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)